Quando acontece o primeiro cio?

Faça um comentário »

Indo direto ao ponto essa é a principal dúvidas daqueles que possuem uma cadela, qual período do primeiro cio? O cio é um estágio regular após 6 meses da vida de sua cadela, então a cada metade de 12 meses isso vai ocorrer e você deverá estar pronto para entender e ser paciente.

As cadelas de porte maior, pode ser que isso sofra alguma variação atrasando um pouco o primeiro cio, isso devido a um processo mais demorado de amadurecimento do aparelho reprodutor, logo podemos dizer que o primeiro cio de uma cadela também pode ocorrer após 1 ano de vida, lembre que o cio não é um momento muito agradável para seu animal de estimação, várias alterações no corpo estão acontecendo fazendo com que ela tenha alguns comportamentos diferentes do habitual.

A cadela pode ficar um pouco mais irritada, pode ficar com pouca fome, pode ter alguns acessos de ansiedade e querer sair, ou pode querer ficar o mais quieta possível em um cantinho, o primeiro cio  geralmente não é recomendado para que ocorra cruzamento com um macho, se for sua intenção gerar filhotes em uma cadela reprodutora, visto que alguns filhotes podem ser bem caros.

Considere também, antes do primeiro cio levar sua cadela ao veterinário para castrar, isso pode evitar algumas complicações futurar de saúde, evitar filhotes indesejáveis, melhorar o equilíbrio hormonal de sua cadela no período do cio. Já deu pra sentir que ter um cachorro ou cadela exige responsabilidades (kkk).

Já deu pra entender que o primeiro cio é o começo do ciclo sexual da cadela. E a pergunta que você quer fazer é: Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Isso pode variar, estamos falando de seres vivos… Mas geralmente o cio dura 21 dias, aproximadamente duas semanas. 

Já que você está interessado(a) no cio de sua cadela, que tal ver aqui como é o parto de uma cadela.

Como faço para saber se minha cadela está ou não no cio?

Geralmente há um pouquinho de inchaço nas partes intimas de sua cadela, a vulva, ela deve andar com a cauda levantada e pode ser que você observe uma frequência maior de lambidas nessa região, outro aspecto é um leve sangramento, pequenas gotas. Então prepare para limpar o chão se você mora em apartamento ou não existe quintal. Os pêlos podem ter uma leve queda também.

 

 

Faça um comentário »

Faça um comentário