Quanto tempo dura um parto de cadela?

Faça um comentário »

Chegou o momento de sua cadela trazer os filhotes a luz, não se assuste mas um bom tempo pode ser usado no processo do nascimento, a duração desse período em média é de 6 a 12 horas, que corresponde a fase para dilatação, podendo chegar a 24 horas em algumas cadelas. Durante essa fase, é normal a fêmea apresenta-se inquieta e nervosa, e normalmente não vai querer comer. Alguns donos ficam desesperados quando alguns sinais que parecem fazer com que a situação se complique começam a se mostrar, exemplo: Apresentar vômitos, respiração ofegante e tremores, ela também pode ficar cavando o chão, mas como disse antes isso também é normal.

A partir dessa fase é bom que você deva providenciar um local tranquilo para a sua cachorrinha poder fazer seu “ninho”, que é um comportamento instintivo relacionado a proteção dos filhotes. Em seguida, iniciam-se as contrações (convulsões nos músculos abdominais para ajudar os filhotes saírem da zona de conforto que é o ventre). Essas são facilmente perceptíveis: a cadela contrai todo o abdome, como se estivesse “fazendo força”, até expulsar, isso mesmo expulsar de dentro, o filhote e sua respectiva placenta.

Gato de casa no útero. Após 63 dias

A quantidade de filhotes que podem nascer vai interferir diretamente no tempo, todos os filhotes podem levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos, representando assim um intervalo de descanso de poucos minutos. Se a fêmea apresentar contrações fortes por mais de 30 minutos, sem que haja o nascimento de um filhote, recomendamos que faça contato com seu veterinário.

Faça um comentário »

Faça um comentário