Pelo de uma cadela pode cair durante o cio?

Faça um comentário »

Faz algum tempo que escrevi aqui sobre um momento muito delicado para quem tem uma cadela que entrou no cio, várias dúvidas podem estar associadas a esse momento, muitas delas já respondemos em textos anteriores: Quais coisas devo saber quando minha cadela entra no Cio?

Entretanto sempre pode haver mais perguntas, e nunca podemos dizer que um assunto está esgotado. Por exemplo: O pelo de uma cadela pode cair durante o cio? A pelagem de nossos cães é a forma natural de proteção que animais mamíferos (aos quais os cães pertencem) encontra para driblar o frio, fazer a proteção direta da pele e etc.

sem pelo

Essa pelagem pode passar por períodos de muda, ou seja um momento para renovação dos pelos, geralmente pelos velhos vão caindo e novos irão tomar o seu lugar não deixando nem sequer uma falha na cobertura.

Mas, sabemos que o período do cio são estações de grande mudanças fisiológicas que podem mexer um pouco, meio que desregular, o organismo de seu cachorro. Fazendo com que ocorra uma certa queda de pelos, mas acredite é sim normal a queda de pelagem nesse período com um pouco mais de intensidade. Claro que é bom ficar atento a lesões que apareçam com áreas sem pelos.

Essas lesões podem indicar uma infecção por fungos, bactérias ou causas secundárias como o não vermifugamento do seu animal, se você esquecer de tratar, as vermes podem causar queda de pelos que NÃO vão estar diretamente ligadas ao cio, e sim infestação por parasitas.

Faça um comentário »

Faça um comentário