Não posso ter um gato porque sou alérgico?

Faça um comentário »

Alergia a gatosAlgumas pessoas espirram muito na presença de uma cão ou gato, começam com nariz irritado ou ficam com olhos inchados quando chegam perto de animais, principalmente gatos. Com isso criou-se o mito de que tem alergia e não pode ter bichinhos em casa.

O presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), afirma que isso é um exagero e não necessariamente correta essa questão. Estudos apresentados pela faculdade de medicina da Geórgia (EUA) comprovaram que o contato com animais de estimação nos primeiros anos de vida da criança reduz o risco de complicações respiratórias.

“O convívio com cães ou gatos pode estimular o organismo a se defender e ser usado como fator de proteção imunológico”.

Entretanto, além do incômodo que pode ser causado devido a pelagem dos animais, há pessoas que possuem uma sensibilidade ao próprio felino devido a uma proteína chamada FEL D-1, que é encontrada na saliva dos bichanos, para evitar que isso afete seu organismo, existem medidas simples como adquirir o hábito de dar banhos com determinada frequência nos animais e castrá-los o mais cedo possível, isso porque animais férteis produzem mais dessa substância.

Cuidados em casa.

O ideal é tomar algumas precauções para não tornar a convivência com o seu peludo algo terrível.

  1. Não é aconselhável manter um contato exagerado com o animal.
  2. Não deixar seu gato ou cão dormir na mesma cama que você.
  3. Procurar um médico para realizar um tratamento com alérgenos do gato é uma possibilidade.

Faça um comentário »

Faça um comentário