Meu cachorro pegou alergia: Animais podem ser alérgicos?

Faça um comentário »

Depois de algum tempo sem escrever algo novo, voltamos a trazer mais um tópico de discussões e informação em nosso querido blog sobre cães. Hoje vamos falar (escrever) um pouco sobre um problema que acomete nossos amados bichinhos caninos, as alergias. Antes que alguém mande um email perguntando se cães realmente podem ter alergias, sim os cães podem sofre com alergias, e ela pode acontecer por conta de diversos fatores.

Alergia animal

Primeiramente, o que é uma alergia?

Alergias são consideradas uma resposta do sistema imunológico contra a exposição de um determinado agente, caracterizando uma hipersensibilidade. Por exemplo: poeira, comida, medicamentos, produtos de limpeza, picada de inseto… Etc. Todos esses agentes podem causar alergias. Para os menos informados, sistema imunológico é como se fosse o “anti-vírus” que nós seres humanos e também os cães,  temos instalado de fábrica para nos defender de coisas que podem nos fazer mal.

Como meu cachorro pegou uma alergia?

É comum as pessoas falarem: “Mas meu cachorro sempre comeu essa ração, eu sempre dei banho nele com esse produto, em minha casa sempre teve muita poeira ou para finalizar, eu sempre fumei perto do meu cachorro e nunca teve problema nenhum”. Justamente está ai a reposta, exposição contínua, uma alergia pode não se manifestar imediatamente, é como se o corpo de seu cachorro ficasse como que tolerando a exposição durante algum tempo, até que um dia ele diz basta, chegou no limite e manifesta um série de rações em protesto: coceira, vermelhidão, conjuntivite, inchaço… etc.

Qual o principal sintoma de alergia?

Segundo a veterinária Drª Tatiana Bérenger, a coceira é sinal mais comum de alergia nos cães, sendo também a principal de problemas relacionados a pele, já que organismos espertinhos aproveitam a oportunidade pelas feridas abertas no ato da coceira, promovendo infecções.

Como tratar a alergia de meu cachorro?

Não existe atualmente cura para alergia, mas é possível evitar expor o animal ao que lhe causa alergia. Evitar que o animal fique presente enquanto você usa produtos de limpeza, secar bem o ambiente para que seu cachorro possa retornar. Ter cuidado com o uso de perfumes, aromatizantes, a poeira como já foi dito, alimentos exóticos, você oferece Bobó de camarão ao seu cão? Sabe-se também de uma vacina contra alergia, mas acredito que somente com a orientação veterinária é possível fazer uso deste recurso.

Faça um comentário »

Faça um comentário