O parto de uma cadela e as primeiras horas de um filhote recém-nascido

5 Comentários »

cadela com filhotesO Parto de uma cadela e as primeiras horas de um filhote

Todos nós sabemos como é complicado as primeiras horas após o parto de uma cadela, um clima de ansiedade, medo e cheio de dúvidas…ficamos preocupados com nossa cadela e também temerosos pela saúde e sobrevivência dos filhotes, tão pequenos e frágeis. Entretanto, ter um entendimento técnico sobre esse estágio de vida pode nos trazer a segurança necessária para encararmos com mais tranquilidade esse período na vida de nossos cães.

Quanto tempo dura a gestação de uma cadela?

A gestação de uma cadela dura em torno de 57 a 72 dias, e os filhotes dentro do ventre materno por volta dos 45 dias já podem sentir o mundo exterior, através do estímulo do toque na barriga de sua mãe. Dizem alguns estudos que uma cadela que recebeu carinho em sua barriga, terão filhotes mais sociáveis e fáceis de lidar. Do mesmo modo, não se deve expor a cadela em gestação a situações de stresse e medo, pois isso também influencia o comportamento de modo negativo de seus filhotes.

O acontece durante o parto de uma cadela?

A princípio  nós seres humanos não temos que intervir nesse momento natural na vida de nossos cães, embora sabemos que o acompanhamento de um veterinário possa ser muito útil. A própria cadela escolherá  o local da casa para dar a luz, geralmente um local calmo e que ofereça segurança, quando o filhote nasce   a mãe corta o cordão umbilical com os dentes e abre a bolsa placentária e a come. Esse ato é indispensável, embora as  pessoas acreditem ser repugnante, os veterinários afirmam que esse tecido ingerido contém hormônios que vão estimular a produção de leite.

Quanto tempo dura um parto de uma cadela?

Após todo esse processo, a cadela tem por instinto lamber os filhotes para que isso possa estimular os cães recém-nascidos a respirar pela primeira vez. Dependendo do número de filhotes, cada um nasce a cada 10 ou 60 minutos por vez, finalizando parto da cadela em aproximadamente menos de 12 horas. Nas fêmeas mais inexperientes o parto de filhotes pode durar mais tempo.

Quantos filhotes minha cadela pode ter?

No geral a quantidade de filhotes que uma cadela pode ter pode variar em torno de 1 a 15 filhotes por gestação. Uma vez concluído o parto, é melhor não se aproximar e deixar a cadela e os filhotes tranquilos. Geralmente uma cadela muito jovem pode não manifestar seu instinto maternal, nesse caso é fundamental o auxílio de uma pessoa para cortar o cordão umbilical, livrar os filhotes da membrana que os envolve, passar lhes a mão para estimular a respiração e coloca-los junto a sua mãe.

E quando os filhotes de minha cadela morrem?

Mesmo quando os filhotes morrem, por falta de experiência da cadela, dizem os veterinários que isso não é de todo um prejuízo, pois contribuiu para a maturação do comportamento materno na mãe de primeira viagem. Segundo criadores e veterinários, é de extremamente importante manter os estado sóbrio de uma cadela, quando seu parto é assistido numa clinica, onde geralmente pode-se por medidas de segurança, anestesiar por completo uma cadela afim de lhe preservar a vida. Contudo isso pode interferir no comportamento de apego aos filhotes e também gerar alguns distúrbios aos recém-nascidos, como surdez, cegueira ou falta de olfato.

Continuaremos essa série nos próximos capítulos.

5 Comentários »

5 comentários

  1. vitoria nilda disse:

    e muito emocionante eu adorei

    • maxwel disse:

      Olá Vitória
      Que bom que gostou, nós vamos continuar falando do assunto é só aguardar!

  2. Rodrigo disse:

    não sei como vcs gostaram… nesse momento estou vivendo isso e não estou achando nada legar rsrsr 😛

  3. sandra disse:

    Max ,me ajude minha cadelinha vira latas esta parindo pela segunda vez,mas ta dificil o trem aqui,ontem as 13:00nasceu o ultimo filhote e ate agora nada ela so faz força e nada é normal?socorro nem dormi a noite !

    • maxwel disse:

      Olá, não há muito o que fazer apenas deixar a natureza agir. Entretanto, fique observando, o parto não deve durar mais que algumas horas, certifique que o local esteja tranquilo. Bom também é buscar mais informações junto ao veterinário, se possível permitir que ele faça o acompanhamento. Desejo boa sorte, procure ficar calma.

Faça um comentário