Cães vira-latas ou sem raça definida: Origem, Características e Qualidades dos Cães sem Raça

Faça um comentário »

Cão sem raçaVocê já quis adotar um cão vira-lata, também conhecido: sem raça definida, que todos os dias encontramos abandonados nas ruas? Se sua resposta foi positiva não se sinta constrangido, a maioria das pessoas que são criadores de cães vira-latas (sem raça definida) não se arrependeram de ter tomado a decisão de adotar em sua família cães assim.

Na realidade dizem algumas pessoas que os cães sem raça definida são os melhores para se criar. Realmente existe uma série de qualidades nos cães vira-latas, que provavelmente você não conseguirá encontrar num cão de raça específica, embora a padronização de comportamento, tamanho, pelagem e outros atributos, encontrada em um cachorro de raça sejam pontos mais do que positivos.

Qual a origem dos cães vira-latas (sem raça)?

Nós podemos definir um cão vira-lata como sendo o produto de uma ligação entre dois cães de raças diferentes, ou o cruzamento de um cachorro de raça com outro que não tem uma raça definida. Sendo assim, alguns especialistas costumam descrever o cão vira-lata como um fruto do acaso ou uma loteria genética.

Quais as qualidades de um cachorro de raça indeterminada?

Os cães que são ditos de raça indeterminada, não possuem uma padronização de suas características físicas ou comportamentais, entretanto são apreciados pelo aspecto rústico, resistência, versatilidade  e etc.

Geralmente sua pelagem apresenta cores mais neutras como o cinza ou o ruivo, o tamanho por vezes é variado, mas a grande maioria dos cães sem raça definida apresentam porte médio. O instinto de sobrevivência nas ruas é muito desenvolvido, se nós pensarmos que praticamente todos nascem abandonados não é de se esperar algo diferente, algumas pessoas afirmam que já presenciaram cães atravessando uma avenida movimentada com mas habilidade do que algumas pessoas, tendo que fazer o mesmo trajeto para atravessar a rua cheia de carros.

Um cão de raça, qualquer um que imaginemos agora, Pastor Alemão, Poodle…são cães que tiveram suas características físicas e comportamentais previamente selecionadas pelo homem, través da seleção de genes que determinavam caracteres específicos, desta forma criando um padrão. Mas a grande vantagem de um cão vira-lata e a diversidade e variação genética que forma o seu DNA.

Biologicamente quanto mais variado é o patrimônio genético de uma população, mais forte e saudável e melhor adaptado são os seres que formam esse determinado grupo, e para os cães vira-latas podemos dizer que certamente há uma grande chance de características desfavoráveis serem dominadas por genes que expressão boas características.

Qual o problema pode surgir desta falta de padronização da raça.

O principal inconveniente dessa diversificação genética dos cães sem raça definida, é a ausência de garantia da transmissão de caráter no decorrer das gerações seguintes, sendo muito difícil prever quais qualidades físicas (morfológicas) e psicológicas dos filhotes provenientes de pais de raça indeterminada. Mesmo quando é bastante nítido que seu cachorro vira lata é um ótimo cão.

Entretanto o que tem predominado na grande maioria dos cães sem raça, sendo observado por quem cria ou já criou um cão vira-lata, são qualidades  como inteligência, voluntariado (um cão ativo), carinhoso com os proprietários.

Depois de saber tudo isso ficou interessado em adotar um cão vira-lata ou ajudar a encontrar um lar para milhares de cães abandonados? Conheça esse sistema on-line criado pela prefeitura de São Paulo – O PROBEM

Faça um comentário »

Faça um comentário