Homeopatia Veterinária: Acupuntura para animais de estimação funciona?

Faça um comentário »
Acupuntura Animal

Acupuntura Veterinária

Você sabia que hoje é possível encontrar qualquer serviço pet shop para seu cachorro ou gato, que antes simplesmente não existiam, por não haver profissionais habilitados no Brasil ou porque a técnica ainda não tinha sido desenvolvida, é o caso da Acupuntura para animais.

O que é acupuntura?

Acupuntura é uma técnica oriental, mais precisamente chinesa,  que utiliza aplicação de agulhas muito finas para estimular determinados pontos do corpo, desta forma trazendo alívio para a dor e equilíbrio do sistema nervoso e sistema endócrino (responsável pelos hormônios). Entretanto os pontos de acupuntura também podem ser estimulados apenas fazendo pressão sobre estes locais. Historicamente a acupuntura já era utilizada desde 1765 (AC) em animais como forma de tratamento auxiliar.

A acupuntura não se caracteriza como um tratamento primário de alguma patologia (doença), mas sim com um tratamento paralelo e não visa curar e sim equilibrar algum distúrbio,visto que se trata de um procedimento homeopático (cura as doenças com as próprias substâncias do corpo), embora os resultados possam ser maravilhosos, ao ponto das pessoas que experimentam essa técnica oriental, acabam por adota-la  como parte de sua filosofia diária para o bem estar.

Acupuntura e seu animal de estimação

Agora você está me perguntando: “ O que esse bla-bla-bla chinês  tem haver com meu cachorro?” Elementar meu caro leitor… Assim como diversos tratamentos médicos que comprovadamente são eficazes nos seres humanos, a acupuntura foi adaptada para seu cachorro, gato e etc. As indicações para se fazer um tratamento com acupuntura em seu animal de estimação são diversos:

  • Dores crônicas
  • Inflamações
  • Traumas
  • Problemas neurológicos
  • Problemas musculares

Apesar de termos dito logo acima que o intuito da acupuntura não é curar e sim ser o tratamento complementar, no vídeo é relatado verdadeiros milagres produzidos pela acupuntura veterinária, cães que já não andavam, cães com sérios problemas de coluna, cães com dores muito fortes. Podemos dizer até mais, segundo texto encontrado na Wikipedia.org em determinadas regiões do Brasil a acupuntura é reconhecida como pratica útil e eficiente para se tratar distúrbios psicológicos, então pensamos que até um caso de um cão com transtornos compulsivos que mostramos aqui no Cadê Cachorro poderia ter o auxílio de um acupunturista no tratamento que foi aplicado aquele cão.

Faça um comentário »

Faça um comentário