Seu cachorro precisa visitar o dentista periodicamente para ser saudável?

2 Comentários »
Doença nos dentes

Tártaro de cachorro

Seu cachorro tem um hálito ruim? Então seu cão pode estar sofrendo com problemas nos dentes, essa é uma questão que geralmente ninguém lembra ou ignoram, os cães também precisam de cuidados odontológicos. Claro que você não vai pedir uma ajuda do seu dentista preferido (rs), mas sim do veterinário, dependendo da clínica veterinária você encontra até um profissional especializado em cuidar dos dentes de animais de estimação.

Igualmente como nos seres humanos a boca de um cachorro é povoada de microrganismos, alguns são naturalmente inofensivos, outros podem causar uma série de problemas para seu cachorro. O problema dentário nos cães mais comum de acontecer é o tártaro, placas bacterianas que se organizam em volta do dente do seu cachorro.

Essa placas endurecidas provocam a retração da gengiva canina, fica parecendo que a gengiva do cachorro está diminuindo e o dente vai ficando cada vez mais sem sustentação, ao final é inevitável o cachorro perder o dente infectado por tártaro. Muita gente pensa que levar o cão ou gato ao veterinário só pra fazer uma limpeza nos dentes é bobagem, mas não sabe que seu animal de estimação pode ter sérios problemas alimentares com o amolecimento dos dentes ou até perda total da arcada dentária.

Entretanto se você acha que os problemas param aqui, você sabia que seu cachorro pode morrer por conta de uma infecção dentária. Geralmente bactérias causadoras do tártaro se proliferam por outras regiões do corpo do animal, caindo na corrente sanguínea do seu animal de estimação, então por meio do sangue elas acabam chegando no coração ou rim do seu cachorro ou gato, causando as doenças cardíacas ou de sistema renal.

Antes que alguém pergunte, sim, o mesmo acontece com as pessoas, você pode ter um problema de coração se não cuidar dos seus dentes!

Claro que somente o veterinário pode avaliar o estado de infecção do seu animal de estimação, mas é importante que você também observe a boca do seu cachorro ou gato, é bem nítida a formação da placa dentária geralmente de cor amarelada.

Como prevenir a doença bucal no meu cachorro?

Parece brincadeira, mas da mesma forma que você trata dos seus próprios dentes, escovando diariamente você previne a formação da placa dentária no seu cachorro, pois quando você passa a escova, mesmo que a escovação não mate os microrganismos da boca do seu bichinho, você literalmente desorganiza a construção bacteriana impedindo a formação das placas.

Será que dar ossos para meu cachorro ajuda?

Sim ajuda, ossos e brinquedos para mastigação do seu cachorro fazem um papel parecido com o que a escova faz nos dentes, mas recomendamos que você tenha muito cuidado com isso. Existem osso artificiais vendidos em Pet Shop que podem muito bem substituir um osso verdadeiro para cachorro.

No vídeo o veterinário dá uma dica de adestramento, premiar o cachorro após a escovação dos dentes, legal mas eu acredito que uma brincadeira com seu cachorro teria o mesmo efeito de recompensa e ajudaria a manter o dente limpo, pelo menos até a próxima refeição.

2 Comentários »

2 comentários

  1. jaqueline disse:

    muito legal sobre os a matéria sobre os dentes
    caiu o dente do meu cão de 12 anos o canino e ele tem mau alito
    ficou um buraco grande é preciso fazer algo ou fecha sozinho???

    • maxwel disse:

      Olá Jaqueline
      O local onde o dente está faltando não pode ficar com restos de comida, bom seria se você pudesse fazer uma limpeza 1 vez por dia, não necessariamente após a refeição, mas sim algumas horas depois..pra não estressar o cão. Procure saber do veterinário se há necessidade de uma intervenção para fechar o espaço vazio assim como o nosso dentista faz com nosso dente colocando uma massinha que endurece.

Faça um comentário