Como cuidar de seu cachorro nos dias quentes do verão?

Faça um comentário »
Calor exagerado

Calor exagerado

Você já parou para pensar como o calor do verão afeta seu cachorro? Para a grande maioria das pessoas a vida extremamente ocupada,  não as faz refletir sobre essa questão tão importante para a saúde de seu animal de estimação.  Obviamente algumas raças de cães são mais sensíveis que outras, isso devido as características  morfológicas ou seja físicas do seu cachorro.

Imagine que você seja uma pessoa que possua um cabelo cheio e volumoso, naturalmente você entende que durante os dias quentes o calor te incomoda mas do que as pessoas que tem um cabelo curtinho.

Esta comparação é para que possamos entender o que se passa no corpo de um animal muito peludo num dia quente e abafado, especialmente se você mora em um cidade como São Paulo, a maior metrópole brasileira que por conta do seu alto grau de desenvolvimento industrial e financeiro, gera muita poluição fazendo com que se forme um espessa camada de fumaça sobre a cidade impedindo que ocorra a circulação do ar e aprisionando o calor.

Mas não vamos fazer desse texto uma discussão sobre o calor e poluição das grandes cidades brasileiras. Cães que estão um pouco mais gordinhos do que deveriam sofrem um pouco mais com o calor, isso porque a gordura sob a pele de seu cachorro tanto serve para deixa-lo mais aquecido no inverno como deixa-lo super aquecido no verão, daí vem a pergunta: Como devo alimentar meu cachorro nos dias quentes?

 A resposta é que essa não é a hora mais adequada para exercitar seu cachorro para perder alguns quilinhos, mas sim oferecer muita água e refeições leves, se o seu cachorro de estimação é de alguma raça que possui pelos longos, ajudaria muito se você procurasse uma petshop para tosar o pelo ou mesmo para dar aquele banho.

Falando em petshop, existem algumas que oferecem um serviço especial com rotinas recreativas apropriadas para dias de muito calor, você deve levar em consideração que o calor do verão não é só um desconforto térmico, mas pode gerar ansiedade e stress se seu cão fica confinado em algum ambiente.

Claro que os passeios com seu cachorro devem ser regulares e não só por conta do calor e abafamento do dia. Outra possibilidade, pensando em economizar algumas moedas no seu orçamento doméstico é você promover algumas brincadeiras no quintal de casa que utilizem água, acredito que seu cãozinho vai adorar…

Entretanto não só cães de pelagem longa sentem o incomodo dos dias mais quentes, um cachorro de pelagem curta também, especialmente se a raça de seu cachorro for daquelas com focinho curto, tipo os cães da raça Pug ou Bulldog, esses cães tiveram as características modeladas para agradar os nobres, isso foi feito apenas realizando diversos cruzamentos até que as formas se fixaram, assim surgiram a maioria das raças de cachorro.

Quem sabe você queira saber mais sobre as diversas raças de cachorro pesquisando na lista de raças de cachorro

Faça um comentário »

Faça um comentário