Guia Completo para Criar Cães e Escolher a Melhor Raça de Cachorro para Você.

Faça um comentário »

Criar um cachorro de estimaçãoComo escolher a  melhor raça de cachorro para criança ou para conviver com sua família? Várias vezes comentamos aqui no Cadê Cachorro sobre os cuidados e as responsabilidades de se ter um cão, o mais recente foi o vídeo postado pela veterinária Tatiana Béringer sobre a posse responsável de animais de estimação. Muitas pessoas tem dúvidas sobre os cães e os cuidados que se deve ter na hora de possuir um cachorro como bicho de estimação.

O benefício de se ter um cão são inúmeros, desde a simples companhia como o bem estar psicológico que um cachorro de estimação pode lhe oferecer, mas como saber a raça certa de cachorro? As adestradoras da empresa Lord Cão, explicam que cada raça tem um temperamento e que isso determina o ritmo de atividade do cachorro, logo existem cães que necessitam mais de atenção do que outros (embora todos necessitem de atenção em maior ou menor proporção). Além da questão da personalidade na hora de escolher qual cão você dará de presente ou adquirir para si, leve em consideração o porte do animal, isso também vai variar de acordo com a raça, você não vai querer criar um Dogue Alemão dentro de um apartamento pequeno! Geralmente cães de porte médio são mais pacientes com as brincadeiras.

Neste vídeo diversas raças são expostas e podemos explicar um pouco do que você levará para casa como cão de estimação. Assim como toda criança os filhotes de cachorro dormem bastante porque gastam muita energia, então não fique preocupado se seu cãozinho passa algum tempo dormindo, eles também são muito ativos, embora toda a sonolência, então você precisará educar seu cachorro e impor alguns limites, principalmente ensinar onde fazer as necessidades fisiológicas. Aqui a médica veterinária indica a técnica do Jornal para ensinar o cachorro onde ele deve fazer o cocô e xixi, você pode ver mais detalhadamente esse adestramento  com o adestrador online nesse link.

Quanto a alimentação do seu cachorro a uma série de questões que deve ser observadas desde o desmame do seu cachorro filhote, até a quantidade de ração que um cachorro adulto deve comer por dia, geralmente os valores exatos são indicados nos sacos de ração para cachorro, onde você observa a porção e quantas vezes ao dia para cada cão. Isso vai variar quanto o peso e idade do seu cachorro, cães filhotes, cães adultos, cães idosos tem necessidades nutricionais diferentes, pois seu ritmo biológico é controlado pela velocidade do metabolismo do animal. Aqui a médica veterinária dá a dica das rações Premium para cães, que alimentam melhor com porções menores, pois satisfazem o cachorro mais rapidamente por conta da sua composição de nutrientes. Uma  boa alimentação ajuda também na prevenção de doenças, queda dos pelos, fraturas e etc. Surge uma pergunta: Cachorro pode comer comida de panela?

Nós recomendamos o uso de ração, por acreditarmos que supre melhor a necessidade nutricional do cachorro, mas também vai do costume do cachorro e nada impede de você misturar um pouco de ração com a comida de panela, outra dica é ter cuidado com em oferecer frutas cítricas para seu cachorro, pois frutas muito ácidas podem não fazer bem para os cães.Geralmente raças pequenas de cachorro são as melhores para se ter em apartamento, obviamente o tamanho pequeno é uma vantagem, cães como:

Yorkshire Terrier
Pequinês
Pinscher anão        –      Descubra a característica de cada raça de cachorro aqui
Maltês
Pug
Lhasa Apso

São exemplos de raça de cachorro que podem conviver bem dentro de um apartamento. Outra questão é saber controlar os latidos, essa características também vai variar de acordo com a raça de seu cachorro, isso também pode ser alvo do seu esforço na hora de adestrar seu cãozinho. E se seu cão já tiver passado da fase de filhote ele também pode aprender tudo que você precisar ensinar para conviver bem com você. Se você for escolher um cão adulto, lembre-se que esse cachorro pode ter alguns comportamentos diferenciados, se tiver sido uma cão de rua, então uma dose de amor e paciência vai lhe ajudar bastante e quem sabe você até vai se divertir com algumas travessuras de seu cachorro.

Embora se você for apaixonado por cães que tenham um porte maior, mas tenha medo ter um cão grande por conta de seus filhos ou pessoas idosas na casa, o Golden Retriver é um cachorro muito simpático e tranquilo, com baixo índice de agressividade e muito bom para fazer companhia, mas ele tem uma necessidade de  fazer passeios, então não esqueça de rotineiramente fazer uma caminhada com seu cachorro. Um ponto que que não podemos esquecer são os cuidados com a saúde de seu cachorro, muitas pessoas pensam que vacinar contra raiva já é suficiente para ter um cachorro saudável, mas existem uma série de vacinas contra viroses caninas que seu cachorro precisa tomar religiosamente nos períodos determinados pelos veterinários, vacinas do tipo V8.

As pessoas desconhecem esse tipo de vacina V8, mas do que exatamente se trata? Vamos tentar explicar um pouquinho dessa famosa vacina: Trata-se de uma vacina para uso exclusivamente em cães e pode ser aplicada a partir de 6 semanas de idade, protege contra oito doenças. Esse processo de vacinação tem que ser seguido e enquanto o cão não tiver sido imunizado (criar uma proteção de anti corpos) nós recomendamos que você evite os passeios, pois seu cachorro pode se contaminar facilmente, filhotes principalmente já que estão numa fase de baixa resistência. Além da vacinação V8, há também a vacina V10, mas que só é recomendada se o cão for ficar muito exposto em ambientes diversos, sítios, fazendas etc… Sem esquecer a vacinação contra gripe, ou você acha que gripe é um luxo só para nós seres humanos, os cães também são propensos a ficarem gripados e resfriados.

E se você adotar um cão de rua o que fazer? A médica veterinária indica deixar o cão separado de outros cães por um tempo enquanto é feita uma avaliação e um tempo de observação, imagine que seu novo amigo canino pode estar contaminado por alguma doença e que aparentemente não demonstre isso, então ele pode transmitir para seu cachorro ou mesmo existem doenças caninas que transmitem para o homem, então fique esperto e leve seu cão ao veterinário o quanto antes após adotar o cão de rua.

E onde por meu cachorro para dormir? Lembre-se que se for um cachorro que você queira que fique do lado de fora da casa, ele deve ter um local para se abrigar da chuva e do frio, hoje é muito comum o uso de casas para cachorro pré – fabricadas, que você encontra em Pet Shop facilmente de diversos tamanhos, modelos e cores acrescente uma almofada cama para cachorro dentro da casa que se cão vai ficar bem. Para um cachorro que vai ficar dentro de casa, a cama para cachorro já é suficiente escolha um canto de casa que vai ser dele e pronto. Existem pessoas que permitem que os cães durmam com elas em suas próprias camas, mas muito cuidado, os cães além de terem sua carga pessoal de parasitas, são muito territorialistas (se sentem donos do espaço que ocupam) e nós conhecemos histórias de cães que depois que acostumaram deram muito trabalho para entender que a cama na realidade não era deles.

Mas depois de ler tudo isso, você percebeu que ter um cachorro não é o mais indicado neste momento da sua vida, entretanto você adora cães é apaixonado, louco por cachorro. Então que tal adotar um cão sem levar para sua casa? Funcionaria assim, você escolheria uma ONG que cuida de cães abandonados e passaria a fazer visitas frequentes, doar alguns materiais como ração e etc. E estando lá com certeza você vai conhecer histórias que vão tocar seu coração, o difícil será depois de vivenciar tudo isso, você não levar um cão para sua casa.

Faça um comentário »

Faça um comentário