Origem do Gato doméstico e Evolução dos Felinos.

Faça um comentário »

Você ama animal de estimação? Nós também, por conta disso, nós vamos tentar ampliar um pouco mais os assuntos tratados aqui no Cadê Cachorro. O foco principal de nossa atenção sempre foram os cães, por ser o tema chave ao qual nos propomos  trazer informações e tudo que for útil para você que é louco por cachorro.

Recentemente nós falamos um pouco sobre gatos, que por serem mau compreendidos, não são tão populares quanto os cães. Disponibilizamos até um documentário da Discovery Channel – Gatos Manual Completo.

Então surgiu a pergunta: Porque não procurarmos um pouco mais de informação sobre esses maravilhosos felinos que são os gatos domésticos? Por tanto a partir de hoje o Cadê Cachorro também é Cadê Gatos, embora não tenhamos a intenção de mudar o nome título no Blog, ou deixar de falar sobre nossos queridos cães.

Para começar gostaríamos de tratar do começo ou seja da origem do gato doméstico ou bixano se você preferir. rs! Segundo o livro – Gato: um guia prático, da Editora Nobel – Entender um gato é uma questão de entender os instintos naturais que poderão ajudar a compreender o comportamento felino do gato doméstico.

O gatinho que você tem em casa está perfeitamente adaptado para uma vida como caçador, isso vem dos seus ancestrais selvagens, demonstrado pela a agilidade que seu gato tem e os movimentos coordenados.

Os Primeiros gatos doméstico.
 O primeiro felino ao qual  o registro paleontológico ( Ciência que estuda os fósseis) descreve é o Miacídio – Viveu há aproximadamente 50 milhões de anos e apresentava a dentição muito parecida com as dos gatos que temos hoje, esse felino ancestral do seu gato, era um animal pequeno um pouco maior que a mão de um homem, mas que já possuía os atributos dos gatos atuais para a sobrevivência.

Evolução dos felinos até os gatos domésticos atuais.
 Desde sempre os gatos foram peritos na arte de caçar e rapidamente evoluíram em muitas formas e tamanhos para melhor se adaptar ao diferentes ambientes, assim como fizeram os cães em seu processo evolutivo e colonizador. De um tamanho pequenino nos gatos miacídios, foram aparecendo gatos maiores e que consequentemente ocupavam uma escala maior da cadeia alimenta, como o Leão da caverna Europeu, parente dos atuais Leões Africanos, mas que acredita-se não Ter juba. Outro gato pré-histórico é o Tigre gigante da Ásia, mas o ancestral felino mais conhecido é o Tigre Dente Sabre. O Dente de Sabre, podia abater grandes animais como os Mamutes – Elefante primitivo, entretanto linhagem deste felino extinguiu-se sem deixar descendentes e outros felinos menores prosseguiram no processo.

 Leão da caverna
Leão da Montanha

Tigre gigante da Ásia
Tigre gigante da Ásia

Tigre dente de sabre
Tigre dente de Sabre

Divisão de Espécie dos Felinos
 Felis – Espécie que pertence o seu gatinho.
 Panthera – Grande gatos como os Leões
 Acinonyx – Espécie que pertence o Guepardo ou chita.

Vídeo Documentário Sobre Gatos Domésticos

Você será direcionado para URL do vídeo

Faça um comentário »

Faça um comentário