Como fazer seu cão perder o medo dos fogos de artifício e trovões.

2 Comentários »

Todo mundo sabe que os cães tem alguns (ou todos) osOuvido de cachorro sentidos mais apurados que o do homem, tais como: Olfato, audição e visão em alguns aspectos, já que eles não enxergam muito bem as cores, mas tem ótima visão noturna.

Falamos aqui recentemente sobre o 4 sentidos de um cão, onde fizemos uma rápida descrição e estudo sobre essa capacidade dos cães de perceber o mundo de forma diferente da nosso.

Entretanto, essa maravilhosa capacidade canina pode se tornar um transtorno para seu cachorro, já que tudo para seu cão parece um pouco mais potencializado em comparação com o que você consegue sentir. Para um cachorro um som pode ser detectado 4 vezes mais distante do que para o homem, assim enquanto você ainda nem percebeu que alguém da família está se aproximando, o seu cachorro já sabia.

Então, surge um problema…nossa vida moderna é cheia de avisos sonoros, sons enlouquecedores para todos os lados, que para mim e você parece não incomodar muito, mas para o seu cachorro é muito irritante.

Alguns cães toleram bem a maioria dos sons do dia a dia, mas para algumas é difícil a adaptação. Um exemplo disso são cães que tem medo de trovões, fogos de artificio, sons de carro etc. As reações do seu cachorro podem ser diversas, ele tanto pode querer escapar como ficar latido sem parar por conta do susto.

Segundo a orientação veterinária, um pequeno protetor auricular feito com algodão pode trazer um pouco de alívio para essa alta sensibilidade auditiva do seu cachorro, outro aspecto é se possível deixar o cão próximo de você para que ele sinta-se mais seguro. Outra opção seria um tratamento homeopático (Sistema médico que cura as doenças com as próprias substâncias do corpo) ou seja fazendo com que seu cachorro produza as substancias que vão tranquilizar durante o barulho. Como exemplo, temos acupuntura.

2 Comentários »

2 comentários

  1. Dalva Chiaretti disse:

    Hoje, com a tecnologia tão avançada, ainda não inventaram um protetor contra estampidos dos fogos de artifício para os câes. Eu já tive inúmeros animais e todos eles ficam muito apavorados, pulam nas portas, janelas, entram dentro de casa e ficam tremendo, babando. Será? Será que não existe um ser pensante, com conhecimento específico para tal invento? Aquele que se interessar pelo assunto ficará bilionário, pq eu já conversei com muita gente que procura por esse aparelho. Como eu gostaria de poder inventar esse instrumento, eu diria de saúde para os pobres ainimaiszinhos.

    • maxwel disse:

      Dalva,
      Realmente falta produtos no mercado que atendam as necessidades. Mas existe um protetor auricular (feito para trabalhadores que estão expostos ao ruído intenso) chamado de pre-moldável, preparado para se moldar ao canal auditivo de qualquer pessoa, talvez dê para fazer um teste com ele em nossos cães.

Faça um comentário