Alimentação de Cães Idosos: Qual a Melhor Ração para meu Cachorro?

Faça um comentário »
cão idoso

Cão da terceira idade

Assim como os seres humanos os cães estão vivendo mais tempo, isso devido ao avanço tecnológico e melhores serviços veterinários e pet shop’s cada vez mais especializadas. Entretanto com o prolongamento da vida dos cães, que dependendo da raça pode variar entre 10 a 20 anos, algumas necessidades antes não tão comuns começam a surgir no mundo canino.

Então surge a pergunta: Como manter meu cão saudável quando estiver idoso?

Cães com idade avançada necessitam de mais atenção do que cães mais novos, para que você continue desfrutando da companhia do seu cachorro e possa prestar ao seu cão todo o cuidado que ele certamente merece. Todavia muitas pessoas entendem que é crucial escolher a melhor ração, mas nós acreditamos que essa é apenas parte de uma série de cuidados que devemos ter com um cão já idoso, continue lendo para que possamos explicar.

Um dos pontos que podemos destacar é que você terá um pouco mais de trabalho com a alimentação do seu cachorro, a necessidade alimentar é muito variada entre cães mais velhos. Um cão idoso certamente será menos ativo que um cãozinho filhote, logo podemos supor que sua alimentação precisará ser com menor quantidade de calorias.

Cães mais velhos podem perder os dentes, por problemas na gengiva, e talvez você terá que buscar uma ração para cães macia ou triturada, mas aconselhamos  a buscar ajuda veterinária antes de comprar qualquer ração indicada para cães idosos.

Geralmente cães que já estão mais velhos precisam de um controle mais rigoroso com o peso, evitando a obesidade dos cães ou uma magreza acentuada. Uma forma comum e eficiente de saber se seu cachorro está gordo demais ou magro demais é sentir as costelas do cão com a mão aberta  – Se você não sentir nada então seu cachorro está acima do peso ideal, e quando só de olhar você puder ver as costelas certamente está muito magro.

Por outro lado, seu cachorro pode estar perdendo peso devido a um problema no olfato, que no caso dos cães está diretamente ligado ao paladar. Cães mais idosos tem de maneira natural um problema com o apetite, então você pode estimular para que ele se alimente:

1 – Diminua a quantidade de comida e aumente a frequência das refeições – 2(duas) a 4(quatro) refeições diariamente em porções pequenas.

2 – Eleve a temperatura da comida mas só um pouco, não vá queimar o animal.

3 – Deixe a comida perto do cachorro por 10 ou 15 minutos, se ele não comer retire o prato (para ele comer apenas o que é fresco)

4 – Procure manter o local sossegado para as refeições do seu cachorro.

Agora que veja esse vídeo do Dr. Pet sobre Cães idosos  é só clicar na imagem


Faça um comentário »

Faça um comentário