Como fazer uma viagem de avião com meu cachorro de estimação?

Faça um comentário »

levar um cachorro no aviãoHá algum tempo a pergunta de uma pessoa nos chamou atenção – ”Qual o procedimento para fazer uma viagem aérea com meu cão”– Respondemos a pergunta da visitante de nosso blog, mas até aquela presente data ninguém do Cadê Cachorro imaginava que os passeios com os cães chegaria a tamanha complexidade, que todo um sistema de aviação teria que ser montado para atender a demanda de pessoas viajando de avião com seus animais de estimação.

Essa pergunta foi realizada em 2009 quando o Cadê Cachorro ainda estava em fase de elaboração e muitas mudanças aconteciam quase que diariamente. Desde então testemunhamos o crescimento do setor pet shop no Brasil, e o surgimento de vários serviços especializados para cães, gatos, aves e etc.

Mas exatamente neste 23 de outubro de 2011, aquela pergunta foi trazida a memória, com a reportagem do Domingo Espetacular da Rede Record, tudo isso por que o serviço de viagens aéreas triplicou no Brasil e simplesmente agora qualquer pessoa pode comprar passagens aéreas para encurtar as distâncias deste país continental.

Entretanto você que está lendo o texto questiona como isso influencia o mundo dos animais de estimação? Veja bem, podemos entender que os proprietários não deixam seus animais sem cuidados durante a ausência, principalmente cães que são animais muito dependentes, precisam de banho, comida e água com frequência.

Se o Dr pet (Cão Cidadão) já havia nos ensinado como fazer uma viagem de carro com nossos cães, agora a realidade é:
Como fazer uma viagem de avião com seu cachorro?
E como foi dito logo acima, já existe empresa aérea especializada em transportar animais de estimação.

Claro que esse serviço aéreo especializado ainda não decolou de vez aqui nas terras tupiniquins. E na pratica, como devo proceder para fazer uma viagem de avião com meu cachorro?
1) Documentação do seu cão.
– As empresas exigem um atestado de vacinação contra raiva e um atestado de saúde animal, não esquecendo que há uma taxa de embarque.

2) Se eu for viajar para fora do país com meu cachorro?
– Você precisará de uma atestado de saúde animal, emitido pelo Ministério da Agricultura e dependendo do destino seu cão terá de ser chipado (usar chip de identificação sob a pele)

3) Caixa de transporte para cães?
– Sim, seu cachorro não pode viajar solto dentro da aeronave, lembre-se de que essa caixa de transporte deve Ter espaço para o cachorro se movimentar, deitar ou ficar de pé e deve também Ter um reservatório de comida e água.

Planeje muito bem essa viagem com seu cão de estimação, entre em contato com a empresa de aérea, consulte veterinários e prepare todo o material. Caso você ache que viajar de avião com seu cachorro ou gato seja muito trabalhoso, existem os hotéis para animais de estimação um serviço muito comum mesmo aqui no Brasil, você vai poupar dor de cabeça e burocracia mesmo porque a reportagem mostra alguns casos onde o translado do animal de estimação não teve um final feliz para alguns proprietários.

Faça um comentário »

Faça um comentário