Quanto de ração o cachorro deve comer por dia para ser saudável?

6 Comentários »

obesidade canina Essa pergunta é a pergunta sobre a criação de cães que qualquer pessoa faz quando começa a criar um cãozinho como bicho de estimação. Claro que um cão bem alimentado é o primeiro passo para a vida saudável do seu cachorro, juntamente com os passeios frequentes com seu cão e  visitas regulares ao veterinário.

Nos capítulos anteriores a este, nós escrevemos sobre o momento de oferecer a comida mais sólida para o seu cão que ainda é filhote, e você pode ver como é delicado este momento para um cãozinho visto que tudo é novidade para ele.

Obviamente a quantidade de ração por dia não é o mais significativo e acreditamos que a pergunta deveria ser:

Qual a forma saudável de oferecer comida para meu cachorro?

Um cachorro adulto pode manter sua condição saudável com 3 refeições diárias, mas isso pode variar de acordo com as necessidades nutricionais do seu animal de estimação – variando devido:

Clima, idade, ambientes interno ou externo, castração do cão

Clima onde vive seu cão

Porque em locais muito quentes há uma tendência do cão em reduzir o  seu apetite.

Idade do seu cachorro

Porque como o envelhecimento do cão ocorre que deve se diminuir a quantidade de ingestão de calorias e investir mais em proteínas de fácil absorção.

Ambiente do seu cão

Pois a atividade física do seu animal de estimação – para mais ou para menos – influência no gasto de energia e aqui o pensamento é: melhorar a qualidade do alimento do seu cão e não necessariamente a quantidade.

Cão castrado

Esse  processo altera a produção hormonal de seu cachorro modificando o metabolismo do cão, podendo influenciar na disposição para atividades físicas e consequentemente fazendo-o ganhar algumas gordurinhas extras.

Então quanto de ração o cachorro deve comer? Depende de muitos fatores e a alimentação saudável do seu cão vai além  da quantidade de ração que ele consome diariamente. Talvez o mais adequado seja pedir o auxílio de um veterinário para avaliar a condição real e especifica de seu cão para ajudar você nesta questão, visto que é comum encontrarmos cães super alimentados (acima do peso).

De acordo com os veterinários um cão é considerado obeso quando está 20% acima do seu peso ideal, que também varia de acordo com a raça.

6 Comentários »

6 comentários

  1. Alzenir da Silva Marinho disse:

    Tenho um LHASA APSO C/ SHIH TZU c/ 2 meses, ainda não aprendeu a fazer suas necessidades no tapete p/ cão, já comprei o pipi dog, e mesmo assim é só soltar que ele faz pela casa toda. O que devo fazer.
    Atenciosamente
    Alzenir

    • maxwel disse:

      Olá Alzenir
      Existe aqui no blog um texto muito bom sobre alguns métodos para ensinar o cão a fazer as necessidades fisiológicas no lugar certo, um método ensinado pelo Dr Pet e o outro ensinado pelo Adestrador online. Veja o link – Ensinando seu cão não sujar a a casa

  2. marcos johnny disse:

    falo tudo e não disse nada!

    • maxwel disse:

      Olá Marcos
      A ideia do texto foi criar um paradoxo entre duas perguntas, e não apontar uma formula que deve ser seguida como receita de bolo.

  3. Luana disse:

    gostaria de saber meu filhote tem 39 dias e ainda não tomo as vacinas e ele não ta comendo mtt a ração é normal ?

    • maxwel disse:

      Perda de apetite pode ser um sinal de que algo não vai bem, algumas doenças típicas deste período de imunização por vacinas, apresentam a falta de apetite como sintoma. Entretanto pode ser apenas uma indisposição comum, porque seu cãozinho já está querendo outros tipos de alimento…ai ele ta de cara feia pra ração!
      Mas, aconselho ficar atenta e se isso se prolongar ou outras sinais aparecerem, não demore a procurar um veterinário (pode ficar muito sério).

Faça um comentário