Encantador de Cães: Tarefa e equilíbrio de seu cão para cada dia.

Faça um comentário »

cão trabalhandoSeu cachorro precisa trabalhar? Essa é a pergunta do dia aqui no Cadê Cachorro, parece estranho mas essa questão faz sentido. Dar uma função e fazer seu cão se sentir útil é essencial para a saúde de um cachorro.

Dentro de uma organização de matilha os cães seguem um líder e cada membro desse grupo canídeo tem uma função específica. Podemos observar isso dentro de grupos de cães selvagens e lobos, que são os parentes mais próximos dos cães atualmente domesticados.

Pode não parecer mais seu lindo cãozinho guarda dentro dele uma herança genética que guia seus sentidos e seu comportamento, por isso ele se relaciona com você e o mundo exterior como se vivesse em uma matilha. É assim que o mundo funciona para seu cachorro e desse conceito de unidade dependia a sobrevivência de todos os cães primitivos.

Longas caminhadas faziam parte da rotina de um grupo de cães em busca de alimento e água, liderados pelo cão alfa, mas todos cooperam nessa busca. Os mais fracos ou tímidos são postos como vigilantes, pois assim que farejam o perigo dão o alarme para os outros, também ficavam como escudos ao redor do grupo visto que se algum morrer, a perda não será tão significativa quanto a de um cão forte e mais corajoso.

Segundo  Tereza Falcão – Colunista e Colaboradora TSC, Um cão  que realiza uma tarefa da qual ele goste, é como um tipo de diversão:

 Utilizar cães pastores para pastorear;
 cães caçadores para farejar;
 cães criados para a guarda como cães de alarme,
 cães nadadores para praticar esportes aquáticos;
 cães de tração para puxar um peso que não seja excessivo.

Para o cão é similar a se divertir com uma atividade que ele gosta de fazer, ele o faz por prazer instintivo.

Há pessoas que confundem dar um trabalho ao cão com maltrato. Mas isso não é verdade, só existe maltrato – e isso em qualquer atividade de manejo – quando o animal passa por sofrimento.

Cão cansado é cão feliz – vídeo

Nós estamos equivocados quanto a criação de nossos cães, quando falamos deles os enxergamos como pessoas e até usamos psicologia humana para tratar de nossos cães, mas esquecemos que antes do carinho deve vir a disciplina  e exercício da matilha que está gravada profundamente no DNA de seu cachorro.

Baseado nos conceitos do Encantador de Cães

Faça um comentário »

Faça um comentário