Quais coisas devo saber quando minha cadela entra no Cio?

9 Comentários »
 


Transporte

 


Cama cães

   

Minha cadela entrou no cio, como assim? Isso geralmente causa muitas dúvidas para todos nós que criamos cães e somos apaixonados por cachorro. E não somente interrogações ficam na cabeça dos criadores, mas também preocupações com a saúde do seu cãozinho.

Sabendo disso, fomos a procura de respostas também para nossas perguntas e achamos interessante compartilhar com você leitor do Cadê Cachorro o que descobrimos com nossa veterinária Drª Bérenger, que também possui um canal de comunicação sobre cães e animais de estimação em geral.

Neste vídeo da Dicas veterinárias de hoje algumas perguntas são apresentadas e nos ajudam a compreender melhor o estado de maternidade dos cães. Entretanto já deixamos a recomendação de que você veja o artigo que fizemos sobre a quantidade de filhotes que uma cadela pode Ter.

A primeira questão é:
Como saber se minha cadela entrou no cio?
- Segundo a veterinária, alguns modificações físicas no animal podem demonstrar que seu cão, na verdade cadela, já está susceptível ao acasalamento. Isso fica visível com o inchaço da vulva canina, que é a parte externa da genital de sua cadela, nas mulheres corresponde aos grandes lábios da vagina humana. Não esquecendo que a Doutora, também aponta para mudanças no comportamento e corrimento genital.

Quando acontece o primeiro cio de uma cadela?
- De acordo com o vídeo, o cio de uma cadela pode ocorrer entre seis e oito meses de idade de um cão, essa variação é devido a alguns aspectos que estão ligados desde ao porte do seu cão e talvez fatores externos, como a convivência com cães machos.

Qual o intervalo entre um cio e outro?
- Esse intervalo entre um cio e outro de uma cadela, segundo a nossa veterinária é de seis em seis meses, mas pode variar entre hum  ano (1 ano) e 1 ano e meio. Ela deixa claro que isso é normal, então não arranque os cabelos se sua cadela tem mais de seis meses e não entrou no cio. Uma observação, é que cães não entram em menopausa, período em que as mulheres deixam de exibir o ciclo reprodutivo por não mais produzirem óvulos (isso não acontece com os cães)

Faz mau dar banho numa cadela no cio?
- Obviamente que não faz mau dar banho e não tem problemas em levar seu cão para um passeio, mas você só deve ficar atento se pode haver a presença de cães machos no local onde você vai. Acho que você não vai querer sair correndo com sua cadela pois tem uns 50 cães machos querendo fisgar a sua cadelinha.

Cadela podem engravidar no primeiro cio?
- De acordo com a Doutora Bérenger, sim as cadelas podem Ter filhotes no 1º cio, mas há um cuidado que deve ser considerado por você que tem uma cadelinha, não é recomendado que ocorra  o cruzamento com um cão macho no primeiro cio de sua cadela, porque possivelmente sua cadela ainda não está totalmente madura para Ter filhotes.

Existe anticoncepcional para cães ou melhor cadelas?
-  Existe sim, segundo a veterinária Bérenger, mas ela dá uma recomendação, não é aconselhável administrar anticoncepcional para cães pois tudo indica que eles são a causa de problemas de saúde muito graves para as fêmeas, doenças como câncer e problema no aparelho reprodutor. O melhor mesmo para uma cadela é a castração.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
9 Comentários »

9 comentários

  1. lucas han disse:

    eu achei bem interessante agora eu sei o intervalo de um cio para o outro

  2. Layze disse:

    Eu tenho um cadela e um cachorro macho quando ela fica no ciu é um agunia mais nunca deixei ela ter filhote tenho medo de alguma coisa dar errado no parto!!!

  3. Clóvis Silva Xavier disse:

    A cadelinha da minha Filha está fazendo um ano. Em 5 mêses entrou no cio duas vezes, isto é normal?
    Desde o primeiro mês de vida só come ração para filhote, vai fazer um ano agora em Julho, já posso mudar a ração?
    O pelo está caindo muito e já é a segunda vez em 3 meses, teria algum remédio para queda de pelo e qual nome aconselharia?

    Atenciosamente,
    Clóvis Silva Xavier

    • maxwel disse:

      Olá Clovis
      Provavelmente seu cão já é adulto, então já pode trocar a ração. Quanto a queda de pelos isso não é normal e pode ser resultado de um problema dermatológico ou outras coisas. Então é recomendável procurar um veterinário, é meio complicado dizer o que é desta forma.

  4. a minha cachorra entrou no cio e ta prenhe e esta nos dias de da cria quantos filhotes ela pode ter? a raça dela e picher.

    • maxwel disse:

      Depende muito…hoje mesmo um leitor do blog informou que a cadela, mesma raça, deu 5 filhotes todos saudáveis.

  5. TatiAssis disse:

    Ooi tenho uma poodle,ela cruzou no cio passado,eu acompanhei,porem ela não* engravidou, so teve psicológica. Agora ela esta no cio e acabou de cruzar com outro macho,ficaram uns 20 min encaixados. Ela tem risco de engravidar?

    *corrigido

    • maxwel disse:

      Sempre há a possibilidade, mas não da para dizer com 100% de certeza… só resta esperar pra conferir :-)

  6. Clara disse:

    Nossa achei bem interessante pois minha cadela fez 5 meses no dia sete de Novembro de 2013 . A irmão dela que era da mesma ninhada já entrou no cio e ela não isso e normal.Tem algo errado com Morena (minha Cadela) ou Algo errado com a irmã dela (Milli). Pois Parece que Milli está prenha ela cruzou com o pai delas só que milli não e minha e o meu veterinário disse que Milly pode estar prena de 8 filhotes no primeiro cio. Fizemos a ultrassom e deu positivo MIlly realmente esta gravida só que respira muito rapido e bebe muita agua o medico dela disse que os filhotes serão pelodos mais um pouco bravo opai de milli e dos filhotes dela e terra-nova e milli e terra-nova e vira lata.

Faça um comentário