Adestramento pacífico é a forma encontrada por Monty Roberts para adestrar animais

Faça um comentário »
É surpreendente o papel desenvolvido por animais, sejam eles cães ou não, na relação de amizade e companheirismo com o homem. No ultimo artigo, fomos brindados com uma reportagem do Globo Repórter sobre esse benefício dos animaispara com seres humanos. E hoje, um reforço nos foi dado e o Cadê Cachorro resolveu por aqui também a matéria para todos os nossos visitantes amantes não só de cachorro, mas de outros animais fascinantes, os cavalos.Mas você deve estar perguntando, qual a relação entre cavalos e cães? Por que isso aqui num site sobre cachorro? Bom, a resposta é: “O modelo de adestramento pacífico, que nos cães chamamos de adestramento natural, apresentado neste vídeo do globo rural.

Quanta gente acha que o adestramento de um cão é feito, por meio de força, violência e até adestradores de cães antigos pensam ainda assim nos dias de hoje. Muitas vezes explicamos que para um bom relacionamento para com seu cachorro é necessário assumir a liderança do seu cão, mas agredir o animal não é a resposta para alcançar esse objetivo.

Por conta disso, encontramos uma série de cães amedrontados e que foram torturados física e psicologicamente por seus donos, adestradores, e etc. Monty Roberts é um adestrador de cavalos que usa o método da doma pacífica, ou seja, ele defende a tese de que é possível adestrar um animal, no caso aqui cavalos, sem uso da força e violência.

Vejam que coisa, toda essa filosofia surgiu porque Monty Roberts foi uma criança maltratada por seu pai, um domador de cavalos rude e agressivo que tratava seu filho da mesma for forma como os animais da fazenda (batia nele com correntes), e para encontrar um alívio, nosso pacífico adestrador ia passar tempo com os cavalos e curar suas feriadas físicas e emocionais.

Assim ele se diz o primeiro a usar o relacionamento com os animais como forma de terapia, e de fato pesquisas indicam que isso ajuda as pessoas com deficiências a vencer suas limitações, encontra confiança, superar –se. Cavalos são usados para esse fim, mas cães também e outros bichinhos de estimação também entram na parada, mas esse é assunto para o próximo artigo.

Faça um comentário »

Faça um comentário