O adestramento dos cães de resgate. Utilidade dos cachorros no Haiti

Faça um comentário »
Como são treinado os cães que trabalham em situações de resgate? Essa pergunta nós também fizemos, mesmo porque estes cães estão sendo muito úteis no atual grande desastre mundial. O que ocorreu no Haiti.
Geralmente os cachorros que passam por esse tipo de adestramento são cães da força de resgate ou cães policiais. O treinamento dos cães começa cedo, enquanto são filhotes e por incrível que pareça os cachorros que são selecionados para esse tipo de atividade não são os cães mais agressivos, e sim os mais brincalhões e ativos.
Veja bem faz sentido, pois não queremos que o cão se torne uma ameaça para a pessoa que vai ser resgatada, nem que o cachorro fique agressivo por conta de uma situação que lhe ameace.
Também não é vantajoso Ter um cachorro que seja pouco ativo, ou que não fique entusiasmado com o desafio de procurar algo escondido, para o cão tudo não passa de uma brincadeira e que ele será recompensado após encontrar o objeto ou pessoa.
Ai você pode fazer a mesma relação para os cães que procuram drogas, a essência do adestramento é o mesmo, basta trocar o cheiro a ser pesquisado pelo cão.
Exemplo:
Cães que são procuradores de pessoas soterradas, geralmente são estimulados com alguma substancia que lembre o cheiro de pessoas.
Os que procuram cadáveres são estimulados com uma substância chamada cadaverina (cheiro exalado por pessoas mortas)
Cachorro que procuram drogas…ta ta, você já entendeu. Rs!
Veja o vídeo muito curioso sobre os cães que estão atuando no terremoto do Haiti.

—-

Faça um comentário »

Faça um comentário