Meu cachorro não sabe andar na rua

11 Comentários »
Quem já não teve problemas com um cachorro que não sabe andar na guia? Conheço a história de um rapaz e seu cão de 4 meses que pode nos trazer alguns ensinamentos, sobre o comportamento correto para com um cão que precisa aprender a fazer o passeio na guia de forma educada, Confira:
DIFICULDADE DE FAZER O PASSEIO COM O CÃO
Um filhote de 4 meses da raça Pastor Branco, ensinado a andar na guia dentro de casa, aprendeu rápido não puxa e anda tranqüilo, na rua começa andar bem. Mas depois de um tempo de caminhada ele para e senta, o que fazer nessa situação? Deve-se puxar o cachorro? Continuar a andar ? E para complicar mais, o cão morre de medo de carro.

DICA PARA ANDAR COM SEU CACHORRO NA GUIA
Cachorro na rua, só de coleira e guia, não vale a pena o risco de deixá-lo solto. É preciso ensinar o cão a ter confiança, brincar com ele, deixá-lo interagir com o ambiente no seu próprio tempo – é um risco imenso recomendar que se deixe um filhote solto sem guia na rua.

E aqui vai algumas recomendações, não se deve nunca forçar um cão a passear, ou arrastá-lo pela rua. Quando ele senta, está mostrando que sente medo, ou pode estar cansado. O melhor a fazer nessas horas é simplesmente esperá-lo. Estimule a andar, encoraje, chame, bata palmas, faça festa, simule umas corridinhas – é meio ridículo, eu sei, mas o objetivo é mostrar a ele que a rua é um lugar legal, um lugar de brincadeiras.

PORQUE MEU CÃO SENTE MEDO?
Se seu cão for muito novo, ele está numa idade complicada, em que há uma transição da fase de socialização para a fase do medo. Experiências desagradáveis, nessa idade, podem ser muito traumáticas. Então, é importante que você mantenha uma linguagem corporal confiante, sem se debruçar sobre ele, um tom de voz alegre, sem denotar preocupação, e uma atitude relaxada. Elogie quando o seu cão andar, faça festa, leve brinquedos e petiscos para a rua, e recompense-o quando andar ao seu lado, quando agir com desenvoltura, quando demonstrar confiança.
Se conhecer alguém que tenha um cão dócil e seguro, que possa ir passear com você, também é uma ótima opção.

A experiência precisa ser leve e tranqüila. Em geral, para os cães se acostumarem ao passeio, basta a repetição. A rua é tão cheia de estímulos, que dificilmente o seu cachorro se manterá medroso por muito tempo.

Artigo relacionadoRaça de Cachorro que serve como companhia

Texto foi baseado numa orientação sobre cães, presente na comunidade Dica de Adestramento.

—-

11 Comentários »

11 comentários

  1. Anonymous disse:

    ola!eu tenho um pit bull de 9 meses,e está muito complicado sair p/ passear c/ ele.Pq ele quer pular na guia e morder,e fazendo isso ele acaba mordendo minha mão,ele só para de pular na corda,qdo realmente está cansado já!Sem contar que ele não está obedecendo,ele já quer sair na frente,praticamente me arrasta!Alguém poderia me dar uma dica,se possível?vlw

  2. Consbio - Consultoria disse:

    Olá, antes de fazer uma longa caminhada, tente fazer seu cão não pular e estimule quando ele acertar (isso garoto). Do mesmo modo ande com ele em algum espaço de casa, estimulando quando ele andar ao seu lado.
    Dê uma olhada nesse vídeo – http://www.youtube.com/watch?v=af-PawZFKDk&feature=player_embedded#

  3. Jack disse:

    olá! Tenho um Cocker Spainel de 8 meses, e toda vez que tento levá-lo à rua, ele fica latindo pra pessoas, ameaçando elas e nunca me respeita, sempre querendo ir pra outro lugar quando quero ir pra outro e com sua força, ele me arrasta! tem alguma dica boa para faze-lo andar normalmente, se posível ? obrigado !

  4. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Jack,Hoje foi publicado no Cachorro Web o artigo que pode te ajudar com sua Cocker.
    Veja o link – http://www.cachorroweb.com/2009/10/adestramento-para-o-cachorro-andar-na.html
    Agradecemos a visita aqui, Forte abraço!

  5. Anonymous disse:

    olá! tenho um pastor alemão com 6 meses, e quando eu ponho a guia nele ele fica agitado, pula na coleira, morde minha mão parece um louco!
    nao consigo fazer uma caminhada no quintal, ele nao deixa! muito agitado!… o que tenho que fazer?
    obrigado

  6. Anonymous disse:

    olá meu nome é kelly e tenho uma salsichina de 2 meses.. comprei uma coleira pra ela e tentei leva-la para passear achei q ela fosse ficar feliz.. mais ao contrario ela travou e nao saiu do lugar tentei chama-la mais ela so tremia de medo e me arrastava de volta pra casa quero muito leva-la para passear o que eu devo fazer?

  7. Consbio - Consultoria disse:

    Olá – Anônimo@-> Tente acalmar seu cão pastor alemão, fique calmo tem que ter paciência
    Recomendo a leitura: http://www.cachorroweb.com/2009/10/adestramento-para-o-cachorro-andar-na.html
    Olá – Kelly@->Não force seu cão, use uns petiscos eva acalmando ele, isso demonstra que ele tem medo da rua..brinque com ele quando estiver passeando. O cão deve associar o passeio com algo bom!
    Recomendo a leitura: http://www.cachorroweb.com/2009/10/adestramento-para-o-cachorro-andar-na.html

  8. perfil de meninas disse:

    Meu Cachorro teve alguma coisa porque ele 'travo' e esta fraco o que devo fazer para ele se recuperar??

  9. Consbio - Consultoria disse:

    @Meninas- Isso pode ser um motivo para levar seu cachorro ao veterinário. Não é normal o cão ficar "fraco".

  10. Noelle disse:

    Olá, tenho uma Schanuzer de 1 ano e é um tormento levá-la pra passear na rua pq ela só quer me arrastar e ficar latindo pros outros cachorros. Não sei mais o que fazer, estou até evitando sair com ela.
    Alguém pode ajudar?
    Abraços..

  11. Anonymous disse:

    Olá! Me chamo Juliana, e se possível, gostaria de tirar umas dúvidas…
    Moro em um apartamento e tenho um pinscher de 10 anos, ele morou comigo até os 3 anos, onde passeava comigo normalmente. Depois disso morou numa casa com meus avós por uns 6 anos, onde viveu o tempo todo em um quintal, sem passear. Passou então a morar comigo no mesmo apartamento, e sua readaptação ao passeio foi aos poucos pois neste caso, inicialmente, morria de medo de carros e das pessoas que passavam pela rua. Isso foi mudando até que começou a passear normalmente, sem medo de nada mais, há quase 1 ano. Até que, há duas semanas aproximadamente, não sei por qual razão, que eu saiba sem nenhum trauma, ele começou a não querer passear mais. Pego a coleira e ele pula de alegria, coloco sem problemas, mas ao chegar na calçada ele simplesmente quer voltar e não quer nem começar o passeio. Como devo proceder? No passeio, ao abaixar e chama-lo ele ele vem todo acanhado e devagar até mim, mas não passa de onde eu estou. Pego ele no colo e levo até algum lugar, ao por ele no chão, ele imediatamente quer voltar e tenta me puxar em direção ao apartamento. O que mais devo fazer?
    Desde já agradeço.

Faça um comentário