Quando meu cachorro filhote deve comer ração ?

24 Comentários »

Para todos aqueles que são amante de cães o momento que causa muitas dúvidas é quando e como realizar o desmame do seu cachorro filhote.
O período em que o cão ainda mama é uma parte importante para o crescimento do cachorro. A qualidade do alimento oferecido é crucial para garantir todo o potencial genético do seu cãozinho.

É necessário compreender que para os cães o momento do desmame é um fator de estresse, tudo que é novidade para o cão gera um desafio e principalmente para um filhote que está conhecendo um mundo novo.

Assim como as crianças humanas, os filhotes de cachorro também tem uma fase em que a primeira alimentação fortalece o seu sistema imune (responsável por proteger de doenças), daí a importância de completar o ciclo da amamentação.

Mas, muita gente não sabe quando é que se deve oferecer uma comida mais sólida para o cãozinho, Então aqui vai a dica:

A partir da 4° semana de vida o cãozinho começa a ficar mais interessado no ambiente que está a sua volta, então é nesta hora que o leite oferecido pela cadela já não é o suficiente para suprir suas necessidades. O corpo do seu cão nesse momento está passando por algumas mudanças e você já pode oferecer algo mais sólido.

E antes que alguém me pergunte o que dar para o filhote que não toma mais leite (rsrs), você encontra no mercado, rações para cachorro apropriadas para essa fase de vida do seu cachorro.

Agora veja esse vídeos onde o adestrador on-line mostra o momento da 1° refeição sólida de alguns filhotes.

—-

24 Comentários »

24 comentários

  1. Aline Santana disse:

    Eu não sei oque fazer, tomara que vocês possam me ajudar, minha cachorra da raça basset teve 8 filhotes eles tem apenas 18 dias de vida e ela não esta tendo mais leite oque devo dar pros filhotes ou pra cachorra volta a ter leite? Cada dia que passa eles estão ficando fraquinhos. Desde já agradeço

    • maxwel disse:

      Olá Aline
      Nós temo uma receita de leite para cães, vai exigir paciência e dedicação, mas também recomendamos que você consulte um veterinário.
      Receita de leite –

      • marluce disse:

        oi aline tambem passei por isto nastem um leite especifico para esse caso se chama pet milk e um pouco caro nas vale a pena vai ter que dar com uma seriga na boquinha haja paciencia espero ter ajudadobjus
        marluce

    • fernanda disse:

      Vc vai doar os filhotes

      • maxwel disse:

        Olá fernanda
        Esses filhotes foram filmados para exemplificar o adestramento, isso faz tempo, não estão disponíveis para venda ou doação.

    • wesslen disse:

      olá olha só oq vc faz pra eles deixa o leite morno e bota na mamadeira e vai dando pra eles e depois quando eles tiverem com uns 25 para 30 vc já começa a fazer q nem ta no video acima vai na casa da ração mas perto de vc e compra a ração apropiada para eles e explica mas primeiro leve a sua cadela no veterinario e veja oq ouve e pede para o veterinario te explicar ao respeito da comida q seus cãozinos vão começar a comer!!!

  2. tiago disse:

    minha cachorra teve 7filhos quall a reiceta que devo fazer??

    • maxwel disse:

      Olá tiago
      Sua pergunta deve se referir ao leite canino para filhotes, se a cadela não puder amamentar é bom procurar um médico veterinário para orientar sobre a nutrição dos filhotes.

    • bruna disse:

      300 ml de leite integral
      50 ml de água
      2 gemas de ovo
      uma colher e meia de creme de leite
      misture bem,
      1 semana 13 ml a cada 2 hs
      2 semana 15 ml a cada 3 hs
      3 semana 18 ml a cada 3 ou 4 hs
      obs: não de de seringa vc pode afogá-lo, e entrar para os pulmões (ele morre)
      de com mamadeira de chá para bebes(encontra na farmácia) ou mamadeira para filhote(encontra nas pets)
      mantê-los bem aquecidos de 24 a 30 graus
      ajuda muito se vc esquentar água e por em uma garrafa pet, e por na caixinha onde eles estão, envolva a garrafa em uma pano ou dentro de uma meia para não queimá-los. obs: não ferva a água, apenas deixe morna.

  3. Niédja disse:

    olá tudo bem ?
    eu estou cuidado de dois cachorrinhos que foram abandonados em um terreno vazio, eles são filhotinhos, acredito q eles devem ter de 30 a 40 dias ja aparecem as pontas dos dentinhos. eu estava dando leite pra eles, mas notei que não estava sendo suficiente, gostaria de saber o que posso dar pra eles comerem pra que se sintam saciados.

    Agradeço desde já.

    • maxwel disse:

      Olá
      inicialmente o leite, mingau podem satisfazer as necessidades nutricionais, mas com aproximadamente 2 e 3 meses já podemos introduzir um ração para filhotes bem devagar.

    • marluce disse:

      de racao propria pra filhotes umidecida no leite ou mesmo na agua fazendo uma papa gossa

  4. Rosana disse:

    A Rotal Canin tem uma ração apropriada para as cadelas em fase de amamentação. Também resolve dobrar a quantidade de comida com carne, de preferência fígados pois são ricos em ferro. No almoço, refeição com carne e no jantar a ração da Royal Canin e beber sempre muita água. Não há cadela que não dê leite assim.
    Nós demos à Faneca e ela alimenta bem os seus 5 filhotes que fazem hoje 35 dias.
    Boa sorte à todos

  5. Tatiana disse:

    Bom…achei que a tábua que está no chão,poderia ser maior fechando qualquer espaço para que o cãezinhos não caiam nas valetas e comida no chão de terra? Foco para aquisição de verminoses e parasitoses!! Só um pouquinho mais de atenção,fica ai a dica!!! Obs: Criticas construtivas ok!

  6. kecia disse:

    meu marido achou,um cachorro na rua ñ sabemos a idade,como faço pra saber ele muito pequeno mais já tem dentes grandinhos enclusive as presas.

    • maxwel disse:

      Olá Kecia
      Aparentemente ele tem todos os dentes, se eles forem ainda de leite pode ter até 8 semanas, caso permanentes podemos estimar até 7 meses de idade. Entretanto isso vai depender de outras características para estimarmos com mais precisão: Tamanho do cão, Raça e etc.

  7. Giovana disse:

    Que coisa mais linda do mundo! Eu fiquei encantada, sou mae de 3 maltes, minha filhotinha deu cria de 3 filhotes hoje, tenho mais tres caes de raça grande (pastor com labrador), eu amo estas crianças de 4 patas, parabéns!

  8. Lilian Oliveira disse:

    Tenho 5 filhotes de pinsher ,nascidos dia 18/11 a mãe não quer mais amamenta-los o que eu faço…estou preocupada

  9. derli disse:

    fico feliz por ter pessoas como voces que ajudam com enformaçoes muitas das vezes evitamos de gastar atoa ja aconteceu comigo nao todos os medicos mais a maioria dos medicos nem pagando fazem o serviço bem feito vendo filhotes de caes

  10. Vinícius disse:

    Mas posso dar ração acompanhada de leite de vaca?

    • maxwel disse:

      Olá, não acho que o leite de vaca seja adequado por questões como problemas intestinais que podem afetar seu cão. Acreditamos que existem soluções alimentares, como rações para filhotes e outras, que são mais eficientes e saudáveis.

  11. Rosana Osbahr disse:

    Olá pessoal! venho compartilhar minha experiência. Minha cachorra yokchire teve cinco filhotes,hoje com vinte dias, dois dias atras ela teve crise convulsiva por três horas, levamos no meio da noite no veterinário que aplicou injeção de cálcio e mais duas nos dias seguintes, ela continua amamentando mais tenho medo que volte o problema. Comprei mamadeira para os filhotes e fiz leite Nam para bebe, eles não querem mamar e a cachorra insiste em amamentar. Não vejo a hora que deixem de mamar no peito estou preocupada com a minha cachorrinha.

  12. paulo disse:

    peguei quatro cachorrinhos de uma cadela de rua que tinha parido e morreu de parto provavelmente de hemorragia interna pois o quinto filhote estava desfigurado, acredito que ainda os amamentou por 1 dia, quando no dia seguinte perto de um quiosque a proprietária escutou o choro dos cachorrinhos, pois ela alimentava a cadela de rua que tinha aparecido, agora a respeito dos filhotinhos tive que me tornar um pai adotivo, os bebes foram alimentados com pet milk um leite caro e com chuquinha aquela mamaderinha de criancinha, com oito dia por recomendação de um dono de pet shop fui orientado a dar papinha misturado com água em partes iguais, desandou tudo os cocozinho dos filhotes fedia tanto e em forma de diarreia, voltei para o pet milk agora com adição de leite de vaca sem lactose com 2 dia voltou ao normal, hoje dia 09 de março de 2016 aos 20 dias está sendo a primeira doação com recomendação de como tratalos , amanhã outro, achei melhor pois observei que eles começarão a fazer um laço familiar normal de animais que vive em grupos. Uma das cadelinhas que já ensaia seus primeiros latidos a dias começou a farejar, quem sabe não é hora apresentar uma comida mais solida, de qualquer forma espero ter contribuído e uma boa cria a todos.

Faça um comentário