Os 4 sentidos do Cachorro, fisiologia do cão

6 Comentários »

Já foi dito aqui, é bom sempre lembrar, os cães são seres maravilhosos. Nós gostamos de falar sobre eles, pensar sobre eles e o melhor… entender seu comportamento.
Mas será que compreendemos sua fisiologia? (como seu corpo funciona).
Por conta disso, hoje vamos fazer um pequeno guia da fisiologia canina, baseada no livro “ Princípios básicos para a criação de cães” de Eduardo Souza TeixeiraOlfato do Cachorro

O olfato é o principal sentido usado pelos cães, se fossemos comparar com o nosso, os cães tem 220 milhões de células receptoras de cheiro, contra 5 milhões no homem. Isso significa dizer que para um cachorro é possível perceber uma gota de sangue diluída em um balde de água. Se tivéssemos um sentido como esse perceberíamos a aproximação de pessoas e saberíamos se é alguém conhecido ou estranho sem precisar ver.

Os cães são seres territoriais e sua área de ação é delimitada pelo cheiro. A urina do cachorro é a forma com que ele marca a sua posição e identifica seu espaço, avisando a outros cães que ali é território já ocupado. Então não se sinta mau por seu cão querer urinar em cada canto da sua casa

Recomendamos o Artigo Adestramento para cães que fazem fezes no lugar errado

Paladar do Cachorro
O cão não tem um paladar muito desenvolvido, quem sabe a deficiência de sentir o sabor de algo tenha sido compensado pelo olfato super apurado. Então é só pensar assim: “ se cheira bem, deve ser gostoso” .
Comparando com o homem o cão tem menos receptores gustativos e não tem a necessidade de trocar de alimento como muitos pensam.

A visão do Cachorro

A visão de um cachorro é boa, contudo não há uma boa definição de cores. Mas seus olhos estão situados bem à frente, o que determina precisão no olhar como todo bom caçador. Alguns dizem que nos cães de trabalho a visão é melhor, por conta dos hábitos de caça. De forma geral a visão noturna de um cachorro é mais apurada do que a do homem. Mais ou menos como a imagem (sem o tom de verde) mas no escuro, da para se ter idéia de onde se está cada objeto.Audição do Cachorro
Esse é surpreendente, os cães são magníficos ao perceber sons..vou dar um exemplo prático, se você tem um cão em casa alguma vez já percebeu que seu cachorro foi para o portão de casa como quem aguarda a chegada de alguém (qualquer pessoa da casa que está ausente) e em alguns minutos essa pessoa chega. Literalmente o cão identificou a aproximação da pessoa por conta de algum som característico daquela pessoa que só ele escuta, mesmo que esteja distante (som do motor do carro por exemplo).

Veja tambémVer a vida como meu cachorro

Faça um comentário sobre o texto .. : -)

—-

6 Comentários »

6 comentários

  1. Anonymous disse:

    Excelente.

  2. Anonymous disse:

    Gostei da sua explicação sobre os 4 sentidos dos cachorros,mais gostaria de saber se eles sentem diferença entre doce e salgado.

  3. Consbio - Consultoria disse:

    @Anônimo – Provavelmente os cães sente a diferença, mas o que conta mesmo é o olfato

  4. Anonymous disse:

    MUITO BOM AMEI!

  5. Maria Mordeira disse:

    Muito proveitoso estes textos . Eu tenho experimentado os benefícios de pesquisar as varias formas de lidar com os animais,né vcs aqui tem me ajudado bastante. Obrigada .

    • maxwel disse:

      Agradecemos e ficamos satisfeitos em saber, aproveita para recomendar aos seus amigos 🙂

Faça um comentário