O Fila Brasileiro: Origem e criação de cachorro da raça Fila

5 Comentários »

Muitas pessoas são apaixonadas por cães, especialmente os cães de grande porte. Um desses gigantes caninos é o Fila Brasileiro, cão de caça mais também usado no pastoreio e companhia.

Segundo a Revista Enciclopédia do Cão, o Fila Brasileiro é o único dos exemplares do Brasil que demonstra “valor” suficiente para concorrer de igual para igual com as raças de padrão internacional.

Origem do Fila Brasileiro
Há uma série de questionamentos na origem do Fila Brasileiro. Alguns especialistas defendem uma ligação direta com o cão da raça Mastiff, que poderia Ter sido cruzado com um cão da raça BloodHound.
Para outros a raça Fila Brasileiro, começa a ser criada com a chegada de portugueses ao Brasil, com o tempo nossos amigos lusitanos começaram a mesclar cães – Mastins, Dogues Alemães e Bulldogues. Chegando ao padrão da raça Fila.

Características e utilização
Muito conhecido como “Cão Boiadeiro”, o Fila Brasileiro tem uma estrutura firme que lhe confere força muscular. O Fila tem uma ossadura pesada e uma cabeça trapezoidal, pescoço grosso e musculatura potente.
Na atualidade, o Fila ainda é usado nos campos para o manejo do gado. Qualquer animal desgarrado será trazido pelo cão sem perda de tempo. Nos anos 70 o cachorro Fila era empregado na caça as Onças, o que lhe confere o apelido de “cachorro Onceiro”.

Desenvolvimento da criação
O Fila Brasileiro, é um cachorro extremamente adaptável, desde que lhe seja concedido espaço e condições para que se movimente. Andar, correr e brincar são coisas feitas por qualquer cão e com o Fila Brasileiro não será diferente, claro que para o cão de porte grande será necessário mais espaço.

Há também os cuidados para doenças típicas da raça, que trataremos com mais detalhes no próximo artigo(clique), falaremos também do seu temperamento.

Você tem um Fila Brasileiro, conte um pouco de sua experiência para os demais leitores 🙂

5 Comentários »

5 comentários

  1. Anonymous disse:

    EU TINHA UM FILA BRASILEIRO ELE ERA ANIMADO E BOMZINHO

  2. Anonymous disse:

    A minutos atrás eu tinha um fila mas meu marido por preguiça de limpar aonde ele ficava de ele para o tio dele levar para a chacara olha eu amo esse cachorro de paixão eu chorei tanto vou sentir falta dele

  3. Consbio - Consultoria disse:

    Olá, sentimos pela seu cão..esperamos que você possa visita-lo 🙂
    Cordialmente – Cadê Cachorro

  4. Anonymous disse:

    Ola boa noite eu gostaria de saber algumas coisas sobre cachorro fila,como em q mes ele ele começa a latir,a urinar igual aos outros cachorros em qual mes? por favor me ajudem não sei o q fazer para fazer ele ficar valente.

  5. JOAO MENDES DA SILVA disse:

    Quando morei em São Paulo (inicio dos anos 80), estudando na Faculdade São Judas Tadeu, na Mooca, tinha um professor que era criador do cão Fila (inclusive os exportava). Esse professor nos dizia que a raça tinha sido desenvolvida na época da escravatura, porque inicialmente tinham um cão que ia buscar os escravos e lá permanecia (não voltava), procuraram um outro de outra raça (este voltava mas com pedaços do escravo), depois cruzaram os dois e obtiveram o Fila que voltava com o escravo sem danificá-lo.

Faça um comentário