O Fila Brasileiro: Comportamento e criação do cachorro Fila

42 Comentários »
 


Transporte

 


Cama cães

   

Continuando nossa série sobre o Fila Brasileiro, no artigo anterior (clique) falamos um pouco sobre a origem e aspectos da criação de um Fila Brasileiro. Recomendamos também que você leia Livros sobre cães, é uma boa opção para quem quer conhecer mais sobre a raça e montar seu acervo sobre o Fila Brasileiro.

Comportamento

O Fila Brasileiro é um cão que procura com insistência o dono, ele é tolerante com crianças, mas você que é criador ou pretende Ter um Fila não pode descuidar por que o Fila é um cão grande e pesado, devendo Ter uma moderação nas brincadeiras.
É um cão territorialista, ou seja, tem dificuldade de dividir seu espaço com outros cães. O Fila é um cão seguro de si, seu tamanho impõe respeito, por conta disso ele fica tranqüilo em diversos ambiente. É muito difícil você ver um Fila com medo por estar em local diferente do de costume.

Alimentação

A alimentação do Fila Brasileiro deve ser feita considerando sua estrutura e idade, muitos donos oferecem comida em excesso e o cão fica obeso. Para piorar , não fazem caminhadas regulares com seu cão. Consultar um veterinário sempre ajuda na hora de determinar a dieta do seu cão.

Saúde do Fila Brasileiro

Todo cão de grande porte possui problemas com a displasia coxofemural (veja um exemplo nesse vídeo). Para evitar, na hora da reprodução escolha exemplares sem o sinal da doença, que pode ser confirmada por uma radiografia.
Banhos semanais são suficientes para manter o Fila Brasileiro limpo, sem esquecer de escovar o pêlo, isso ajuda a mante-lo brilhando. O local onde o cão Fila passa a maior parte do tempo tem que ser limpo e seco, um piso suava ( feito de madeira ou gramado ) ajuda a prevenir os calos nos cotovelos, por fim evite piso liso, pois isso força as articulações do Fila Brasileiro por conta do seu peso.
Veja o vídeo abaixo feito por um criador, é um belo Fila Brasileiro que ele apresenta.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
42 Comentários »

42 comentários

  1. Anonymous disse:

    gostei do fila estou pensando em comprar um.
    tenho 14 anos e é aconselhavel eu criar um.
    e mais uma duvida quanto custa a manutenção deste animal

  2. Consbio - Consultoria disse:

    Olá você deve ter em mente que o Fila Brasileiro não é exatamente um cão de companhia, mas tudo vai depender do temperamento e a forma como você educar seu cão. Ele é um cão de grande porte e possivelmente você vai precisar da orientação de um adulto para sair em passeio e outras atividades.Quanto ao custo de criação, vai variar dependendo de sua localidade

  3. Anonymous disse:

    Gostaria de saber se o fila é um cao que cabe mesmo em uma casa com criança? Tenho um quintal bem grande e gostaria de ter um fila mas não criá-lo de forma a ficar um cao bravo demais???

  4. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Anônimo@ – O fila brasileiro é um cão tolerante e cordial, mas pelo seu tamanho deve-se ter atenção no conviver com as crianças da casa. Também elas devem ser orientadas a tratar o cão com respeito (nada de brincadeiras que agridem o cachorro). Aconselhamos a começar sua criação do fila Brasileiro por um filhote, isso ajuda a estabelecer amizade do animal para com os pequenos, será bom fazer o adestramento básico de obediência. :- )

  5. Diário disse:

    Olá…tenho um fila brasileiro,uma fêmea,seu nome é Raika e ela tem apenas 45 dias,adiquira ela justamente por causa do meu filho que é uma criança que sofre de hiperatividade,a minha conclusão é que por o fila ser umcõ toleravel eu possa ensinar a ele os limites dele através de ele respeitar os do cão aprendendo que se ele ultrapassar os limites do cão ele pode se machucar assim como se ele ultrapassar os dele ele tbm pode se ferir…espero ter feito a escolha certa…a minha dúvida esta em como educar ela da forma correta de uma vez que eu não sei lidar com a raça!

  6. shelcris disse:

    Boa tarde! Tenho um filhote de fila macho com 1 mês e 27 dias e um filhote de mastif fêmea com 3 meses e 23 dias. Os dois passam o dia todo mordendo um ao outro, ás vezes brincam ou brigam nem sei mais quando é uma coisa ou outra.Gostaria de saber se esse comportamento entre eles é normal.Ps: Normalmente quem começa com a bricadeira ou com a briga é o fila!!

  7. Consbio - Consultoria disse:

    Olá @shelcris – Sim isso é normal entre os cães eles brincam assim porque é uma forma de exercitar liderança, caça e tudo mais que se revere a vida selvagem (embora sejam cães domesticos). Você só deve ter atenção por conta de quando eles ficarem adultos, pois pode ser perigoso dois cães de grande porte disputarem força.Procure deixar brinquedos para os dois cães e estimular a amizade entre eles.

  8. daniella disse:

    Ola, sou Daniella e tenho um fila de 4 meses. Optei por essa raça, porque vivo em uma casa sozinha e muitas pessoas me falaram q é um excelente cão de guarda. Acontece que ele ja esta enorme e é o amor da minha vida, mas eu gosto muito de acampar e tbem viajo muito de carro e gostaria de leva-lo sempre comigo nesses programas, ja q somos só nós dois. Ele me parece muito possessivo e tenho medo q ele não se acostume com as pessoas. Quero ele de cão de guarda, mas não q ataque ninguem no camping ou nas viagens. Que faço?

  9. Consbio - Consultoria disse:

    Olá @Daniella – Você escolheu bem o cão para ser cão de guarda o Fila Brasileiro desempenha muito bem essa tarefa, mas ele não é uma cão de colo, é necessario muito cuidado para leva-lo aos passeios mais distantes. Achamos que se o camping for com muita gente e o cão fique com pouco espaço, é melhor não levar. Mas se você estiver com um ou dois amigos, que o cão já conheça e o local for favoravel, pode até sem bom, mas ainda assim deve ter cuidado para ele não fugir ou se meter em confusão.

  10. Anonymous disse:

    sou sozinha com meu filho e preciso de cão de guarda e me ofereceram um filhote de fila, mas a mãe é muito agressiva. isso quer dizer que os filhotes tambem serão? me ajude.

  11. Consbio - Consultoria disse:

    @Anônimo – O fila brasileiro é um bom cão de guarda, o fato da mãe deste filhote ser agressiva não indica que o filhote de fila Brasileiro adulto também será. Claro que você pode ajudar a controlar a agressividade natural da raça estimulando a socialização do cão com outras pessoas e ter uma atenção quando o cachorro estiver com seu filho, o fila costuma ser tolerante com crianças, mas sem exageros!

  12. Anonymous disse:

    É com certeza um otimo cão, porém deve-se ressaltar que ele é amigo do seu dono, portanto
    ter muito cuidado na presença de estranhos, sejam crianças ou adultos. O ideal seria socializa-lo bastante pois raramente ele perderá sua caracteristica relativo ao seu território, todo cão de guarda deve ser em casa um bom amigo e na rua muito obediente, principalmente cães poderosos como o fila.

  13. Breno disse:

    muito lindo esse seu cachorro e muito dócil e mesmo um fila brasileiro nao sei como ele pode ter se tornado tâo docil assim parabéns vc soube trata ele muito bem mas ele é assim só com os donos nao é ? ou vc consegue criar ele sendo docil com todos

  14. Anonymous disse:

    Olá, vou para uma fazenda este mês e queria saber se 5 FILAS adultos aceitam a minha entrada, não conheço os cães, mas minha prima (dona da fazenda) conhece.
    Estou com medo de acontecer algo, eles me atacarem. Isso e possível?

  15. Anonymous disse:

    Caros amigos comprem um caniche que não iram ter problemas! Cães com mais força que os donos é uma asneira total, ainda para mais metendo crianças!

  16. Anonymous disse:

    Ola. Tenho um ja com 2 anos, desde pequeno que nao foi educado como devia ter sido e é um pouco babado e tem medo de varias coisas. Será que ainda ha volta a dar e educa-lo como deve ser para ser um verdadeiro cao de guarda ou ja é muito tarde?

  17. Anonymous disse:

    Adquiri um fila, femea de três meses, ela já é bem pesada, tenho medo de não conseguir educá-la, preciso de algumas dicas.

  18. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Anônimo@ – Pode não ser uma boa idéia treinar seu cachorro para guarda nesse momento, mas seria bom ajuda-lo a superar seus medos.
    Olá Anônimo@ – Quando precisar ajudaremos no que for possível.

  19. Anonymous disse:

    olá, encontrei um cão fila abandonado na rua. Ele parece velho, pois falta-lhe dente e ele estava com o corpo cheio de feridas e sangrando. Me disseram que alguém deu veneno pra ele. Estou tratando dele com antibiótico e ele já está bem melhor. Parou de sangrar e está mais animado. Ele passa praticamente o tempo todo deitado está muito magro mesmo. Na verdade, eu estava passeando com minha cadela poodle e minha filha, daí minha filha o chamou e ele nos seguiu até em casa. Fiquei com muita pena dele. Bom, deixei ele no quintal, afastado da minha cadela. Se alguém tiver alguma informação que ajude nos cuidados, agradeço. Ah! Minha cadela poodle também foi tirada da rua, toda machucada e hoje está ótima.

  20. gomes disse:

    queria saber quer altura e uma femia de fila de 6meses

    • maxwel disse:

      Altura é variável, deve ficar entre 40cm ou 60cm, referente ao banho você pode banhar a cada 10 ou 15 dias isso dependendo do clima.

  21. gomes disse:

    que vitamina e bom para crecimento? e é normal eu bota a raçao dela e ela querer me avançar . o q faço para tirar isso dela

  22. bruno disse:

    oi tenho 17 anos tenho um file brasileiro misturado com pitbúll ele tem apenas um ano as vezes ele e muito estressado. acho que e porque o canto que ele fica não e muito espaçoso e não saio muito com ele por conta do meu trabalho e só se dar com migo la em casa gostaria de saber como posso deixa-lo mais amigável com o resto das pessoa la em casa. ele não deixa meu pai pegar nele e colocar mais comida pra ele quando meu pai vai colocar ele se arma pra morder ele uma vez ele tava se coçando muito eu ia colocava remédio nele mais depois ele veio se estranhar pra mim também dair não coloquei mais. por que ele não deixa niguém colocar remédio nele

    • maxwel disse:

      Olá Bruno
      Seu cão é agressivo por natureza, mas é possível deixa-lo um pouco mais amigável. Faça um esforço e tente sair com ele só alguns minutos leve uma outra pessoa com você, de preferência quem você deseja que fique mais sociável com seu cão. Estimule a aproximação com petisco e vai fazendo isso diariamente..é um trabalho de paciência e que o resultado é conquistado aos poucos. e mesmo depois que a coisa chegar no ponto que você deseja, é bom manter a rotina que você implantou com ele de passeios e aproximação de outros mediantes petiscos e carinho. Veja esse vídeo que explica bem o que acabei de escrever – aproximação de estranhos

  23. luiz lima disse:

    Boa noite, tenho um filhote, fêmea, com sete meses, e ainda não entedo o porque de tanto medo. ela não demonstra em momento algum sentir segurança, (tranquilidade). não consigo enteder o porquê ! adiquiri o filhote já com 4 para 5 meses de vida, ela ficava presa em um espaço mínimo a maior parte do tempo, quando fiz uma proposta ao dono e a levei para minha casa onde tenho outra fêmea (fila)com doze anos, de temperamento tranquilo. a mais nova segue todos os passos da mais velha, parece ser a referencia,nos primeiros dias foi dificil o contato, ela começou a se soltar com minha filha de oito anos, depois comigo , já brincamos, tento passear mais ela está ainda muito assustada. O que devo fazer, tenho animais desde minha infância e nunca vi nada parecido.

  24. J. Lírio disse:

    Olá, Tudo bem?
    Por gentileza, me explique uma coisa: eu tenho um filhote de Fila Brasileiro Macho com 4 mêses de idade, e um cachoro da raça Labrador, também macho, com 9 mêses.
    Gostaria de saber, oque eu devo fazer para que eles venham ter um bom relacionamento e convivencia?
    Posso deixar os dois no mesmo canil sem me preocupar? Ou devo separar os dois quando estiverem no Canil?
    E, também, tenho 2 filhos um com 10 e outro com 14 anos.
    Eles ficam a semana inteira na casa dos avos, e só vem ao fim de semana para casa. Essa situação pode implicar no relacionamento entre eles e os cachorros? Me tire essas duvidas ok?

    Abç!

    • maxwel disse:

      Olá J. Lírio
      O cães podem conviver juntos sem problemas, entretanto se o espaço do canil for pequeno, não houver um espaço individual para cada cão, a área de alimentação não for bem delimitada e os dois cães quase que tenham que disputar por comida, água e abrigo… pode ocorrer disputa territorial entre seus cães. Quanto aos seus filhos a ausência prolongada não afetará tanto o relacionamento entre eles e seus cães, desde que o senhor os oriente a respeitar os cães e trata-los com amor (nada de brincadeiras bruscas: tipo puxões de orelhas, cauda, querer montar o cão..coisas que irritem e ofenda o espaço do cachorro. Sugerimos que se possível procure realizar o adestramento dos cães (básico de obediência), isso vai ajudar a ter o controle, ler um pouco mais sobre a raça também o ajudará na compreensão do comportamento.

  25. edivania vilala depaula disse:

    gostaria de saber se ñ tem plobema de compra um fila brasileiro fenia pq tenho duas crianças pequena um 3 e outro 1meio sera é cachorro serto ?? bjss obrigada

    • maxwel disse:

      Adivania
      O Fila brasileiro é um cão que cresce bastante e fica muito forte..não é o mais ideal para cão de estimação de crianças tão pequenas. Mas indicado para cães de guarda e estimação de pessoas adultas e é muito recomendado adestrar para obediência.

  26. gomes disse:

    como poso identifica uma femia de cao fila brasileira se e pura mesmo

    • maxwel disse:

      Gomes
      Não dá pra ter certeza da pureza de uma raça sem o documento que ateste o pedigree do cão.

  27. ana beatriz disse:

    oi…. eu tenho um fila de 1 ano, peguei ele recentemente, mas nao sei a melhor maneira de alimenta-lo. eu estou dando 500g de racao de manha e a 500g de noite so duas vezes no dia, essa é a melhor maneira para alimenta-lo? O que eu faco para ele crescer mais, tem alguma racao ou alguma vitamina que para ajudar a ele crescer?

    • maxwel disse:

      Olá Ana beatriz
      Essa parece ser uma quantidade razoável, certifique-se apenas de que o cão esteja satisfeito e retire o prato quando houver restos. Quanto ao crescimento ele acontece de forma natural e saudável se seu cão for bem alimentado, fazer exercício..há também a opção de verificar junto ao veterinário um suplemento alimentar (não necessariamente para o crescimento, mas que supra alguma necessidade nutricional e indiretamente influenciará no crescimento).

  28. danilo disse:

    meu cachorro ele e fila misturado com vira lata sera que fica grande ele tem 2 meses e tem 20 cm de altura e 45 de conprimento

    • maxwel disse:

      Olá Danilo
      muito provável que sim, mas pode não ser o mesmo que um fila brasileiro puro..:-)

  29. rebeca disse:

    e um ótimo cao mesmo tenho 4

  30. nanny disse:

    tenho duas crianças 4 e de 2 anos mais uma vira lata mimada, uma amiga quer me dar um mix de fila com vira lata de 7 meses dócil e se da super bem com outros cães será que terei problemas?

    • maxwel disse:

      É provável que não, já que você mesmo informa que ele é muito dócil, mas antes de aceitar definitivamente, se for possível, faça uns testes leve o Fila para conhecer o ambiente e saber como ele vai se comportar com seus cães…deixe eles interagirem por algumas horas e observe se tudo corre bem. Certamente a decisão será mais certa depois de avaliar :- )

  31. vitoria araujo disse:

    olá, ganhei um filhote de fila com vira lata ele é enorme e só tem 2 meses, e ele só quer brincar de morder, estou preocupada pois tenho medo dele ficar agressivo, esse comportamento é típico dessa raça? qual a melhor maneira de ensiná-lo a ser manso? eu o levo todos os dias pra rua pra ele acostumar com pessoas diferentes, isso ajuda?
    obrigada…

    • maxwel disse:

      Olá Vitória
      Brincar de morder é normal para todos os cães quando são filhotes (link) e até cães adultos permanecem com esse comportamento as vezes. Quanto a agressividade você pode tornar isso controlável com adestramento básico de obediência, torna o cão educado, continue sempre passeando com seu cão isso também ajuda.

Faça um comentário