Cães de guarda, porque devem ter adestramento?

Faça um comentário »


Todos os cães são excelentes companheiros, mas os cães de trabalho devem ser realmente classificados como tal. Os cães de trabalho são divididos em 3 grupos de acordo com a natureza da obrigação do cão:
1. Cães de Guarda
2. Cães Pastores
3. Cães de Transporte
Os cães de guarda devem ser tratados com respeito e cautela, eles não são cães que aceitam provocações, geralmente dão sinais claros de que não estão gostando de alguma coisa e isso deve ser levado a sério.
O cão de trabalho é criado para viver e trabalhar com o homem, seu instinto é sempre ficar na proximidade da casa para observar tudo que acontece, por causa disso o cão de guarda não tolera intrusos, mesmo um vizinho com boa intenções, de qualquer forma não entenda esse comportamento como agressividade descontrolada, de modo geral os cães de guarda também são receptíveis e amáveis, desde de que respeitados.
Entretanto, o instinto de proteção e defesa pode vir a tona em questões de segundos, por conta disso todos os cães de guarda necessitam de adestramento devendo ser controlados desde os primeiros meses.
Algumas pessoas perguntam que tipo de educação é o mais indicado para um cão de guarda? Eu posso dizer que o básico de obediência já é suficiente para se Ter o controle sobre seu cão de guarda, pois ele precisa de um líder ao qual respeite e o domine com firmeza, mas também com paciência e carinho.
Agora vou relatar uma experiência pessoal sobre o que é Ter o controle de um cão de guarda. Há alguns anos eu tinha um Pastor Belga ainda filhote, que eu costumava passear pelo meu bairro com freqüência, em um desses passeios, eu e meu cãozinho passamos em frente de uma casa onde havia um homem lavando o carro com a porta da garagem aberta, em uma fração de segundos um Pastor Alemão veio em nossa direção com atitude de ataque, mas bastou um único comando que foi a palavra NÃO, vinda do homem que lavava o carro, para que o cão de guarda retornasse para dentro da casa. Certamente era um cão com no mínimo o Adestramento Básico de Obediência, Graças a Deus por isso.

Faça um comentário »

Faça um comentário