Adestramento para os cães que fazem fezes no lugar errado

8 Comentários »


Tem muita gente que tem sérios problemas com o seu cão quando o assunto é defecar no lugar errado, para quem mora em apartamento o caso complica, pois geralmente se tem espaços pequenos e o cachorro fica sem opções de lugares. E ai você já sabe, vai aparecer sujeira de cachorro em tudo que é lugar.

Mas não é hora de perder a cabeça, vamos entender os cães para agir com sabedoria. A tática de pegar o focinho do cão e esfregar onde ele defecou não adianta, isso na verdade vai atrapalhar o aprendizado do seu cão, ele vai passar a Ter medo de você e procurar fazer tudo escondido. Reclamar com ele depois que a sujeira foi feita também não adianta, pois ele não vai relacionar a bronca com o ato errado de fazer as fezes bem no sofá.

Primeiro comece entender a rotina do seu cão, veja os horários de suas necessidades fisiológicas e tente leva-lo ao local onde você deseja que ele faça as fezes, então após tudo certo faça um elogio (isso garoto assim que se faz! ), ou dê um prêmio que pode ser um biscoito. Lembre que isso é um processo de adestramento e o segredo é a repetição.

Caso o seu cão continue fazendo errado, mesmo depois de algumas semanas de treino, tente tornar desagradável o ato de fazer as necessidades no lugar errado. Faça um ruído que assuste ele bem na hora que ele estiver cometendo o crime, bata com o jornal no chão, jogue uma lata próximo dele. Cuidado, ele não deve relacionar esse ruído com você e sim com a atitude dele.

Se você não puder surpreender ele na hora exata, então limpe tudo sem que ele veja e não deixe nenhum rastro de odor, esse produto ajuda a retirar o odor é Enzilimp, os cães costumam marcar território urinando e defecando sempre nos mesmos lugares.

Há também a opção de cobrir a casa de jornal ou só o local onde ele faz as necessidades, a partir daí você vai retirar jornal até restar apenas um, onde vai ser o local que o seu cão sempre fará as fezes e urina. Esse é um processo igualmente longo, mais que funciona. Lembre de sempre elogiar o seu cachorro quando ele fizer a sujeira no jornal. Para explicar melhor essa parte do adestramento veja esse vídeo

8 Comentários »

8 comentários

  1. Anonymous disse:

    Olá,
    Excelente, gostei muito.

  2. Marcos disse:

    Corretíssimo p/quem tem caes e mora em apartamento. Minha cadelinha "nikita" c/5 meses, está há um mês em minha casa, faz "fora" suas necessidades; em área que não tem piso. Até aí, ótimo. O problema é que ela faz em TODOS os lugares fora da casa. Pergunto: se eu reservar um lugar com areia no cantinho do quintal (um cubículo) p/q ela faça os cocôs da vida, vai dar certo?

    M.

    • Pedro Cláudio disse:

      Não. Não dará certo. É necessário acompanhar a rotina dela e manter seu cão, após alimentar-se, no local que você desejar que ele faça o cocô. Elogie seu cão quando ele fizer no lugar certo e elimine todos os odores dos outros lugares. LEMBRE-SE: não dê alimentos fora do horário para ele. Procure manter uma rotina de alimentação. Agindo assim, as chances de sucesso serão maiores.

  3. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Marcos, sim é possível de dar certo como você deseja,que sua cadelinha escolha um local permanente. Mas como foi dito no texto, torne o processo agradável, com elogios e prêmios quando houver acertos. Lembrando que seu cão é bem novo e você deve ter paciência :- )

  4. Miltinho disse:

    Boa Tarde meu nome é Alexandre e acabo de ganhar um filhote de Rotweiller femea ela esta com 50 dias e estou tentando educala a fazer xixi e coco em um determinado lugar.É um treino exaustivo rsrsrsr mas vale apena pois acredito que isso tambem aproxima muito a relação entre o dono e sua criação.

  5. Anonymous disse:

    Ganhei uma shitshu com 8 meses ela fas coco em toda casa como posso mudar esse comportamento dela?

  6. DIOGO disse:

    Minha cachorra defeca no local errado.
    Porém ela só faz a noite, logo após que vou dormi.
    Quando acordo lá está o estrago.
    O que devo fazer.

    • maxwel disse:

      Olá Diogo
      Você poderia deixar o cão num local onde se ele fizer as necessidades fisiológicas não haverá problemas, há também a opção de fazer um passeio durante a noite antes de dormir, já que parece que o cãozinho fica segurando até a noite para defecar. Você também pode tentar usar um tapete higiênico, feito especialmente para atrair o cão a fazer suas necessidade ali…tudo isso são possibilidades você deve ir experimentando para saber o que dá mais certo para seu cãozinho.

Faça um comentário