Quantos filhotes uma cadela pode ter?

58 Comentários »
 


Transporte

 


Cama cães

   

A gestação é um momento mágico para todas as espécies. O que devemos saber sobre esta fase tão importante das cadelas? Em primeiro lugar, o cio das mesmas ocorre semestralmente, principalmente nos meses de fevereiro e agosto.
O período do cio ocorre por cerca de 15 dias, sendo que nos primeiros 10 dias o animal apresenta o sangramento vaginal e assim que acaba, inicia-se o processo da ovulação, que é a fase fértil e permanece cerca de 5 dias. É neste período que ocorrendo o cruzamento, este será fértil, pois os animais, com exceção dos primatas (homem e macaco) só aceitam a cópula no momento da ovulação, ou seja, as fêmeas são receptivas ao macho somente para fins reprodutivos.
O tempo de gestação das cadelas varia de 58 a 64 dias, em média 60 dias. A quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães, por exemplo cães de raças grandes (Pastor alemão, Fila brasileiro, Dog alemão etc) são mais prolíferas (8 filhotes em média), no entanto raças pequenas (Chiwawa, Pinscher etc) produzem menos filhotes (2 em média). Normalmente o parto das cadelas é normal, ou seja, ocorre de forma natural, sem necessidade de intervenção do médico veterinário.
Para isto é necessário que assim que o animal realize o cruzamento, o proprietário deve encaminhá-lo para o profissional responsável para a realização de orientação nutricional, e pelo menos um pré-natal e um ultrassom. O desmame dos filhotes deve ser em torno dos 40 dias de idade e a partir deste momento, eles estão aptos para seguirem seu próprio caminho. O sentimento de maternidade das cadelas é tão forte, que é muito comum desenvolverem a famosa pseudociese ou gravidez psicológica, cerca de 40 dias após a ovulação, inclusive com galactorréia (produção de leite). Você está procurando filhotes? Veja um caso extremo no vídeo

Fonte: marcosfernandes.vet.br/pdf/MATERNIDADE_DOS_CAES.pdf

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
58 Comentários »

58 comentários

  1. Anonymous disse:

    Olá:

    Muito legal esta página! Também ADORO bichos, tenho um número considerável em minha casa…sempre me pergunto: “O que seria de nós sem os bichos?”

    Obrigado,
    Rodrigo Rosa.

  2. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Rodrigo, eu também sou apaixonado por animais, por isso acabei me formando em Ciências Biológicas.
    Grande abraço
    Maxwel Oliveira

  3. Fábio disse:

    Gataria q vc me tirasse uma dúvida:
    Quando na cadela gestante começa a sair leite nas glândulas mamárias, faltam aproximadamente quantos dias para o nascimento dos filhotes?

    Obrigado!!!

  4. Consbio - Consultoria disse:

    Olá Fábio, é complicado falar com exatidão, pois o fato de estar saindo leite das glândulas mamárias de sua cadela apenas aponta para a gestação em andamento, mas não determina o dia do nascimento dos filhotes. Um exame com o veterinário pode lhe ajudar a saber quanto tempo resta e qual o estado de desenvolvimento dos filhotes. Espero ter ajudado!

    Maaxwel Oliveira

  5. Robert Pattinson disse:

    oi meu nome é vivi,acho bem legal e interessante este assunto.Bom,tenho uma cadela de 24 dias a mãe é poodle ( pequena) e o pai,dizem que é viralata mas eu não sei.
    mas mesmo assim ,a Sabrina é o meu grande amor.
    um beijo Sabrina,te amo.

  6. Anonymous disse:

    Olá. Gostaria que me tirasse ua dúvida.Tenho uma cadela Policial,ela teve 1 cria de 7 cachorrinhos, uma de 10(onde sobreviveram apenas 4,e agora acabou de dar a 3° cria de 3 filhotes,ela já está com +/- und 10 anos,estou preocupada se poderia acontecer de ela ainda estar com filhotes na barriga que não tenham saído. Isso é possível? Por favor alguém me responda.Fico grata pela atenção.
    Janaina ( [email protected])

  7. Consbio - Consultoria disse:

    Olá @Janaina -Sim é possível, mas isso estiver acontecendo você perceberá o cão se sentir desconfortável e isso tem que ser tratado com urgência. Por isso é sempre bom ter o acompanhamento do veterinário, leve ao veterinário o mais ráido que puder.

  8. Anonymous disse:

    Ola, gente eu tenho uam duvida e gostaria que ela fosse esclarresida o + rapido possivel…
    eu tenho uma cadela de 13 anos e um cachorro de 6 ambos vira-lata… e eles cruzaram e gostaria de saber se eles podem ter filhotes e se minha cadela tem o risco de falecer… por favor responda o + rapido possivel.

  9. Anonymous disse:

    minha cadela é pinscher deu cria a 3 filhotes só q o terceiro ela ñ consegui ter sozinho ele morreu e tive q puxa-lo pois estava só a metade do corpo p/ fora. o q pode ter acontecido? me responda por favor obrigado.

  10. Consbio - Consultoria disse:

    @Anônimo- É possível que sua cadela tenha ficado cansada e que o filhote já estivesse morto.

  11. vinicius disse:

    eselente

  12. Wellk disse:

    Minha cadela ganhou os filhotes foi pro quintal cavou um buraco e levou todos os filhotes para dentro de um buraco q ela mesmo cavou?

    pq ela fez isso? ela está tratando eles super bem!

  13. nuno disse:

    a segunda vez demorou 3 meses

  14. ne&&@ disse:

    os cachorros sao lindos

  15. Daniele disse:

    Meu cachorro, um basset, cruzou com a filha dele, no primeiro cio, ainda com menos de um ano de idade e ela engravidou. Não deu tempo de se precaver, porque não temos controle, visto que ninguém para em casa.
    Deu cria ontem das 11h da manhã até 1h30 da madrugada. Ao total foram 11 filhotes, até o momento 6 sobreviveram e os outros 5 nasceram mortos…
    Achei isso super estranho, pois ela é uma cadela de pequeno porte. Coitada dela! Tava quase arrastando a barriga no chão e só agora sabemos porquê.
    Será que existe alguma explicação para tantos filhotes? Será que é idade, primeiro cio e o fato do pai dos cachorrinhos ser o pai dela? Será que tem risco de ela ter se machucado por dentro e não resitir??
    Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas eu ficarei bastante grata!!

  16. Anonymous disse:

    @wellk ela estava eu axo muito estressada com os filhotes por que deve ser muitos e então ela não era acostumada com isso e os enterro por isso e bom fica observando

  17. danieie disse:

    Olá pessoal!!! Tenho 1 cadela poodle média de 2 anos .E no cio ela fugiu de casa e passou 3 horas desaparecida ,quando voltou pra casa veio acompanhada de 1 vira -lata grande ( 2x maior q ela) e agora ela esta prenha, não tenho certeza se foi com ele q ela cruzou.Se alguém souber me responder,Gostaria de saber se ela corre o risco de perder os filhotes ou de morrer por eles serem grandes? AGRADECIDA.

    • maxwel disse:

      Olá Danieie
      Todo parto é uma situação de risco, porque exige muito da cadela, entretanto você aumenta as chances com uma boa alimentação e o acompanhamento veterinário. Quanto a sua pergunta, acredito pode haver riscos pelo tamanho ou pelo número de filhotes na gestação, mas você deve considerar a possibilidade deste cão não ser o que cruzou com sua poodle, ele apenas perseguia sua cachorrinha pela rua até sua casa. Sugiro que no decorrer da gestação procure um veterinário para o acompanhamento.

  18. dayane disse:

    Olá..
    Estou muito preocupada, o meu cachorro poodle médio,escapou e cruzou com uma cachorrinha pinscher e ficaram grudados por 10 minutos,foi o primeiro cruzamento de ambos.
    éla pode estár grávida e se estiver é arriscado o parto???
    grata..

    • maxwel disse:

      Olá Dayane
      Não fique tão preocupada as chances de gravidez são de 50% ou seja pode ser que sim ou não, o Pinscher é um cão pequeno, então há uma certa compatibilidade no casal, recomendo que leia – existem aqui informações que podem lhe acalmar.

  19. cris disse:

    boa noite, tenho uma cadela boxer. Ela acabou de parir, mas ela so teve um filhote. Isso é normal? obrigada pela atencao. Me esclareca por gentileza

    • maxwel disse:

      Olá Cris
      Geralmente a gestação de uma cadela é composta por um número maior de filhotes, entretanto pode ocorrer casos com um único filhote. Só para certificar que está tudo bem recomendo que procure um veterinário para uma avaliação.

  20. Neto disse:

    Olá, tenho uma cadela fila brasileiro com pit bull e ela é nosso xodó!! Nossa filhotinha acabou de dar cria a uma ninhada de 13 filhotes, isso mesmo, 13! Agora esamos preocupados pois dois na morreram e ela ta sem querer comer, faz 24 hrs do parto até aqui e ela ainda não comeu! Tenho medi de perder minha cadela pelo fato dessa ninhada enooooorme exigir muito dela, nao trnho como leva-la a um veterinario! me ajudem ai por favor galera!

    • maxwel disse:

      Olá Neto
      Neste estado a cadela pode estar exausta demais até para comer, entretanto você pode ajudar oferecendo pequenas porções levando diretamente a boca (sem forçar) deixando ela sentir o cheiro e fazendo isso repedidas vezes ao longo do dia, tente deixar a comida um pouco mais nutritiva com verduras um ração melhor..etc e vai oferecendo assim aos poucos fazendo ela comer pequenas porções e várias vezes durante o dia. Caso não funcione, não é bom esperar para ver o que acontece, é extremamente recomendado que você busque o auxílio de um veterinário (veja se é possível levar o veterinário até seu cão), pois se ela ficar muito fraca o quadro pode ser irreversível.

  21. roberto disse:

    minha cadelinha pinsche está com os filhotes mortos dentro da barriga ainda o que fazer e o quantos dias ela pode tolerar com os filhotes mortos dentro da barriga?

    • maxwel disse:

      Olá Roberto
      Recomendo não ficar esperando para ver o que acontece…leva ao veterinário! Pois há risco de infecções e todo tipo de complicação para a saúde de seu animal.

  22. Andréia Benjamin disse:

    Boa Tarde ,minha cedlinha que é de porte médio teve um filhote as 12:00hs e ainda não nasceu mais nenhum, na gestação anterior ela teve 3 filhotes que era de um vira-latas e agora de um Poodle que é do mesmo tamanho dela, estou prestando atenção no comportamento dela e vejo que ela não esta mais fazendo forças e já levantou prá tomar agua algumas vezes e até se alimentou. é possivel uma gestação de um unico filhote?

    • maxwel disse:

      Olá Andréia
      É possível mas não é comum, então continua observando..

  23. Thaís disse:

    eu gosto muito do Pastor Alemão e do Dog Alemão (peludo) eu queria saber um pouco mais sobre esses animais porque tenho um trabalho de ciencias para fazer, e a internet; você poderia falar um pouco mais sobre esses animais?

    • maxwel disse:

      Olá Thais
      Já existe aqui no blog um material consistente sobre as duas raças, entretanto posso verificar algo mais…acredito que não ficará pronto até a entrega de seu trabalho.

  24. adriano x.rieiro disse:

    ola.tenho um casal de pinscher o macho tem 10 meses e a femea 8 meses a femea esta gravida de+- 50 dias sendo que é o primeiro cio dela tem perigo esta situaçao.

    • maxwel disse:

      Olá adriano
      Pode ser um pouco complicado o primeiro cio, pois a cadela pode não estar realmente madura fisicamente. Entretanto existem grandes chances de tudo ocorrer bem, só recomendamos que procure um veterinário para uma avaliação.

  25. Isaac Way disse:

    Boa Tarde pessoal,

    me ajudem,tenho um pastor alemão femêa de 2 anos ,eu coloquei ela pra cruzar no terceiro cio,nunca tinha cruzado,foi feito o cruzamento por 2 vezes em março dia 26/03/12 & dia 28/03/12,hoje está dando exatamente 64 dias e nada dos filhotes nascerem,a barriga dela está grande,os mamilos também,mais nada dos filhotes nacerem,é normal esta demora ? já até agendei na clinica vetérinaria perto de casa amanha dia 31/05/12.

    aguardo respostas,

    Obrigado.

    • maxwel disse:

      Olá Isaac Way
      A gestação de uma cadela em média são 60 dias, mas acredito que pode variar um pouco. Você fez correto em procurar o veterinário já que isso te preocupa.

  26. Gabriele Diane Krewer disse:

    eu amo todos os bichos mas meu preferido é o CACHORRO…….bjs.

  27. adeliane disse:

    oi tenho uma cachorra de 10 anos e eu desconfio que ela esteja prenha
    o problema e qe eu nao sei a data em qe pode ter acontecido o cruzamento
    ela corre risco de morte??.pois ela tem 10 anos
    nao posso levala a um veterinario agora por isso pesso sua ajuda urgente

    • maxwel disse:

      Olá Adeliane
      Nesse caso o ideal é que você procure um veterinário, mesmo que possamos lhe oferecer informações, dicas e etc… isso não vai substituir o acompanhamento médico. Entretanto, procure oferecer todo cuidado possível para sua cadela: alimentação, água, repouso e deixe a natureza cuidar do resto.

  28. Gilbert disse:

    Olá, Minha cadela teve 4 filhotes, porém uma ainda mama e hoje está fazendo exatamente 70 dias de vida 13-08-2012, o que eu faço para ela parar de mama ?

    • maxwel disse:

      Gilbert
      Isso acontece naturalmente, a medida que você for oferecendo uma comida mais solida (apropriada para cães filhotes) os filhotes vão se acostumando e naturalmente a cadela vai deixando de oferecer e produzir o leite materno para filhotes.

  29. alexandre disse:

    Oi eu sou Alexandre eu tinha uma boxear e ela morreu e eu queria saber
    quanto tempo demora para um filhote de pastor alemão nascer……….. Muito obrigado pessoal

    • maxwel disse:

      Alexandre
      O tempo de gestação de um cachorro dura aproximadamente 62 ou 63 dias

  30. naiara disse:

    olá, tenho uma pinscher que acabou de completar 1 aninho, mas aos 8 meses +ou- ela teve cria do 1° cio em maio deste ano, mas nasceu apena uma filhotinha que engoliu agua do parto e aos 15 dias ela morreu, e agora em outubro ela entra novamente no 2° cio vc acha que desta vez se ela ficar prenha o filhotinho pode nascer mais forte e vingar? será que ela consegue ficar prenhe de novo no 2° cio? obrigado

    • maxwel disse:

      Olá Naiara
      Sim é possível, o problema do primeiro cio é que a cadela muitas vezes não está amadurecida totalmente para atender as necessidades de um parto e nem pronta para cuidar dos filhotes. Você pode aumentar as chances de sucesso se puder solicitar o auxílio de um veterinário para o acompanhamento da gestação ou uma avaliação no início e outra no final da gestação.

  31. mary disse:

    boom se defender de mim eu pego todos os cachorros do mundo e todos os gatos eu amo animais….sao mt fofos

  32. sergio disse:

    Ola ganhei um filhote de basset, ta com 40 dias hoje,em uma ninhada de 5 filhotes, esse foi o unico que saiu peludo, os outros todos sairam com o pelo baixo como é normal nos basset, isso é normal de aconteçer ???

    • maxwel disse:

      Olá Sergio
      sim isso pode acontecer mesmo porque características físicas, como em qualquer outro ser vivo, são transmitida por genética… logo pode existir algum ancestral na arvore genealógica do seu cão que apresente esse caractere.

  33. maxwel disse:

    Olá
    Desconheço qualquer procedimento em relação a isso feito por remédio, mas um tratamento de fertilidade feito em uma clinica especializada pode trazer ótimos resultado, embora acredito ser um procedimento caro.

  34. celia disse:

    minha cachorra com 10 anos cruzou com um cachorro de um ano, pode ter pego cria?

    • maxwel disse:

      Olá Célia
      Existe a possibilidade de haver fecundação, mas tudo vai depender da fertilidade de sua cadela, se ela já não está “ovulando” devido a idade então não. Uma visita ao veterinário pode ser útil nesse caso ;-)

  35. boa tarde, estou muito preocupada minha pinscher tem um ano e deu a luz três crias neste sábado dia 15/06/13 e cruzou com um caniche anão, mas ela tem as duas ultimas tetas muito rijas e inchadas em redor será leite ou será um cão morto que possa lá estar? ajudem-me pff. obrigada

    • maxwel disse:

      Olá Catarina
      Rigidez nas mamas pode ocorrer devido a produção de leite, entretanto caso ocorra complicações, ou seja, estiver associado a uma inflamação fazendo ficar dolorido trazendo incomodo ao cão, é muito recomendado ir ao veterinário para que possa examinar e receitar o medicamento adequado.

      • Olá Maxwel,
        Muito obrigado por me ter esclarecido. Então deve mesmo de ser da produção de leite porque quando eu lhe toco nas mamitas não se queixa com dores. Muito obrigado.

  36. vinicius disse:

    pessoal minha pincher deu 5 filhotes hoje !!! Será que tem recorde de um pincher que teve mais filhotes do mundo ? ou estou errado…….

    • maxwel disse:

      Que ótimo, mas acho que pra ter certeza tem que pesquisar especificamente sobre o assunto!

  37. cristiane disse:

    ola tenho uma cadela pincher ela cruzou cm um cachorro da mesma raça mais nao sei se ela esta gravida ja esta cm um mes e so os peito dela que estao crescido por favor vc pode me informar se e possivel que ela esteja gravida.

    • maxwel disse:

      Olá Cristiane, veja alguns sinais que pode identificar gravidez.
      • Surgirá um corrimento vaginal, geralmente cerca de um mês após o acasalamento.
      • Os mamilos tornam-se mais salientes, devido a um aumento de fornecimento de sangue em torno da sua base. Esta mudança manifesta-se entre 25 e 30 dias após o acasalamento.
      • Habitualmente sucede uma diminuição do apetite no meio do período de gestação, sendo que isto não se verifica em todos os casos.
      • Haverá uma dilatação do abdômen, podendo o peso corporal total da sua cadela aumentar cerca de 20% a 55%. Isto deverá manifestar-se unicamente a partir dos 45-50 dias de gestação.
      • É provável que ocorram alterações de comportamento, como uma ligeira depressão ou inquietação.

  38. rosemary disse:

    tenho uma cachorra que cruzou no dia 08/10 e esta para cria voces pode mim dizer para quando vai ser os filhotes

    • maxwel disse:

      O tempo de gestação das cadelas varia de 58 a 64 dias, em média 60 dias.

Faça um comentário