Conheça dicas de adestramento básico para cães

Faça um comentário »
Hoje eu vou deixar uma vídeo dica sobre adestramento, são comando simples de adestramento que qualquer pessoa pode começar a praticar em casa, lembrando que o segredo do adestramento é a repetição, isso quer dizer que seu cão vai começar a dar os primeiros sinais de que ele esta absorvendo o que lhe está sendo ensinado com o passar do tempo, isso vai exigir de você muita calma e paciência. Os primeiros resultados aparecem após a 3° ou 4° semanas de treino.
O 1° comando que você vai ver é o SENTA, no vídeo o adestrador usa um cão que ainda não sabe atender a este comando. Ele usa petisco para recompensar o cão e estimular o comportamento correto. Observe os passos:

  • Você vai observar que ele está num lugar tranqüilo, onde não há distração para o cão.
  • Ele chama a atenção do cão para o petisco que está na sua mão, e faz com que o cão erga a cabeça para o alto ( sem deixar o cão pular ) e levemente com a outra mão ajuda pressionado a parte posterior do cão para sentar. Em seguida faz o carinho e permite que ele coma um pedaço pequeno do petisco.

Este procedimento faz com que seu cão aprenda que: Mão elevada é para sentar, pois uma boa coisa está por vir ( carinho ou petisco ), com o tempo isso passa a ser automático e gradualmente você deve aumentar o tempo de espera do seu cão para receber o petisco após ele sentar, isso vai fazer o cão fixar o comportamento e dará espaço para o comando FICA.

  • Após o cão aprender o comando SENTA, progressivamente você vai se afastando fazendo com que o cão aguarde o seu retorno para o carinho e petisco ( de inicio um passo de distância e 2 ou 3 segundos de espera para o retorno) Depois você vai aumentando o tempo e a distância, isso fará ele esperar por você não importa o tempo. Conheço um amigo que já fez seu cão aguardar 30 minutos, após ele entrar em uma loja e deixar o cão do lado de fora no comando SENTA e FICA.

Estes são comandos simples, mas que podem ser muito úteis no dia a dia com seu cão. Você pode também adquirir mais conhecimento com o livro Adestramento Inteligente, que também oferece ótimas dicas e é um material completo para começar com sucesso o processo de adestramento do seu cão.

Faça um comentário »

Faça um comentário