Você entende seu cão?

Faça um comentário »

Os cães se adaptaram a vida com os seres humanos, tornado-se flexíveis aos diversos estilos de vida. Nós realizamos cruzamentos a ponto de conseguir cães hábeis para caçar ou escavar, mas quando nossos cães modernos expressão suas habilidades geneticamente impressas, nós reclamamos com eles. Isso deve ser confuso para um cão.
Mas sendo os cães seres magníficos eles acabam se readaptando as novas necessidades e enxergando o mundo com nossos olhos. Desta forma você encontra cães realizando tarefas em colaboração com seres humanos em diversas áreas.
Todos os cães pertencem a mesma espécie, Canis Familiares, mas nós realizamos várias modificações, hoje a cerca de 434 variedades com característica próprias inclusive de personalidade. Por isso, você deve escolher bem o cãozinho que está levando para casa, porque ele não é só aquele bichinho fofinho, ele é o pacote completo de caracteres físicas e de personalidade.
Os lobos são os parentes mais próximos dos cães, então, entender como eles se comportam na natureza ajuda a entender seu cão. Isso explica também a grande capacidade de adaptação dos cães, pois eles colonizaram quase toda a superfície da terra, desenvolvendo diversos tamanhos e formas, podemos ver essas modificações em canídeos de várias regiões.
Todos os canídeos vivem em uma estrutura social bem organizada, o que é vital para sobrevivência, logo seu cão entende você e sua família como uma matilha, onde há hierarquia e obviamente uma liderança. Sabe quando temos um cão que só parece obedecer a uma pessoa da casa, ele entende essa pessoa como o líder. Não é só isso, os hábitos de lamber os rostos das pessoas, fazer xixi em cantos da casa, brincar de lutar com outros cães e até com você…tudo faz parte de um ritual de convivência em matilha. Falaremos um pouco mais sobre tudo isso nos próximos textos, até a próxima!
Faça um comentário »

Faça um comentário