Ver a vida como meu cão

Faça um comentário »
Há aspectos da vida de um cão que pensamos não se aplicar aos nossos bichinhos tão comportados e sociais, mas agressão e dominância faz parte da vida de todos os cães. Como já explicamos outras vezes, o passado de todo cão é a vida selvagem e certos comportamentos os ajudava a manter o equilíbrio social dentro de uma matilha.
Gostamos de pensar que os cães olham o mundo com os nossos olhos, mas seus sentidos são mais aguçados, exemplo: o olfato é 30 vezes melhor pois possuem mais terminações olfativas, por isso podemos treina-los para se especializar em detectar certos cheiros. Então se você ver seu cão soprando o chão, ele está simplesmente fazendo subir partículas de cheiro que está no solo quepor algum motivo lhe chamou atenção.
Todos os cães podem ouvir sons que nós não ouvimos, suas orelhas se movem independentemente para ouvir e saber a origem do som, que pode estar 4 vezes mais distante do que eu e você podemos ouvir. Sabe aquele cãozinho que da o sinal de que alguém da família está chegando…? mesmo quando ninguém da casa tem a menor idéia, é porque ele já ouvia as pisadas ou o som do motor do carro há vários metros de distancia.
O sentido de visão também é diferente dos humanos, pois eles conseguem Ter um campo de visão maior, para você Ter um idéia funciona assim: sabe quando você vai ver um filme no seu aparelho de DVD e você tem que abrir a tela para poder ver tudo que acontece em cada cena? Nos cães a tela já está aberta. Apesar disso, há uma limitação para ver cores, então o mundo de um cão não é tão colorido, mas sua visão noturna é muito superior a nossa. Nos próximos textos falaremos sobre como esse animais fantásticos saltaram para os nossos colos, evolutivamente falando.
Faça um comentário »

Faça um comentário