Filhotes sem mãe. O que fazer?

1 Comentário »
Deve-se ter em mente que os filhotes alimentam-se com as cadelas, em pequenas quantidades, uma vez que seu estômago não comporta grandes quantidades porções alimento. Desta forma, devem ser alimentados várias vezes ao dia, o que requer bastante dedicação e paciência de quem está cuidando.
Receita do leite artificial (para um litro) :

· 800ml de leite integral

· 200ml de creme de leite
· 4 colheres de sopa de Calcigenol.
· 1 colher de sopa de Vitaminer líquido
·Até os 15 dias de idade, adicionar também uma
colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau;
suspendendo-o após este período.
Da terceira até a quarta semanas de vida, engrossar
o leite, utilizando três colheres de sopa de leite em pó para
um copo de leite de vaca.
O leite da cadela é mais “forte” que o leite de vaca, pois os cães mamam por um período máximo de um mês e precisam ganhar peso e condições para manutenção sem cuidados maternos. O leite artificial pode ser armazenado em geladeira (não em congelador) durante uma semana, devendo ser retiradas pequenas quantidades que devem ser aquecidas a 40°C antes de utilizadas. Estimuladas as funções vitais do filhote (temperatura e alimentação), a tratador deve também estimular os reflexos de urina e de defecação.

Para tanto, utiliza-se algodão embebido em água morna ou óleo de bebê para massagear delicadamente o ânus e genitais dos filhotes várias vezes ao dia, após a alimentação, como a cadela faz. O médico veterinário deve ser sempre consultado ao longo de todo o processo de cuidados com filhotes órfãos, principalmente em situações em que onde o tratador observe qualquer alteração na saúde de seus filhotes.

 

 

1 Comentário »

1 comentário

  1. Mary disse:

    Amei ganhei um filhote hoje mistura de Pit bul e Fila, e estou apaixonada pela Laika, e depois dos artigos que li vai me ajudar muito a cuidar dela.
    Marinalva Tupaciguara MG

Faça um comentário