Cães, por que gostamos deles?

4 Comentários »

Podemos olhar para as vantagens ou desvantagens (se é que podemos dizer assim) que os cães nos proporcionam hoje, como uma dica sobre o que teria acontecido ao longo de milhares de anos, para  que a nossa associação com os cães de estimação sejam tão bem sucedida, no sentido evolutivo.

Para que esse sucesso evolutivo tenha permanecido, é preciso que tenha trazido vantagens adaptativas para nossos antepassados, e que os benefícios advindos desta parceria (cão e homem) tenham superado os custos.

Assim esta é uma parte da resposta, ou seja foi vantajoso para o homem primitivo ter cães ao seu lado como companhia. Vamos agora lançar nosso olhar para mecanismos evolutivos, que levam milhares de anos para se estabelecerem, então venha comigo no restante do texto…

As vantagens para os animais são óbvias:

  • nós somos fonte de alimentação e abrigo,
  • proteção e cuidado para eles,
  • favorecemos sua procriação.

As lojas de pet-shop têm aproveitado a nossa dedicação a esses animais – compramos diversas rações, bolachas, brinquedos, enfim, uma miríade de produtos. Provemos muitos recursos aos nossos animais, alimentando-os, protegendo-os e levando-os ao veterinário.

Para os humanos, existe uma vasta literatura descrevendo os benefícios para a saúde fisiológica e psicológica proporcionados pelo convívio com animais. Por exemplo, menor incidência de doenças cardiovasculares, redução dos níveis de triglicérides, colesterol e pressão sanguínea, melhor recuperação, menor incidência de doenças, diminuição das reações típicas do estresse, ampliação do bem-estar psicológico.
Agora eu te convido a olhar para as características faciais e comportamentais dos cães:

Todo filhote tem face rechonchuda, movimentos desajeitados, testa larga, olhos expressivos. Há tempos estudiosos do comportamento humano sabem que tendemos a responder de forma parental (como nosso semelhante) a certas características faciais e corporais encontradas em bebês humanos. Significa que sentimos vontade de cuidar de seres que apresentem essas características…

Por isso também somos facilmente atraídos por personagens de desenho animado como Piu-Piu, Dumbo e Mickey Mouse, gostamos de acariciar brinquedos como ursos de pelúcia e nos atraímos tanto por animais que muitas vezes tratamos como bebês – os cachorros, por exemplo. Desta forma somos impulsionados, evolutivamente, a gostar de cães.

Alguns pesquisadores chegam a dizer que os cães evoluíram nesse sentido, potêncializando essas características que nos fazem gostar deles, faz sentido se você analisar isso do ponto de vista da seleção natura,l já explicada pela ciência, onde toda característica bem sucedida tende a passar adiante pelas gerações futuras. Então é por isso que não dá pra resistir a um filhotinho, seja qual for a raça.

4 Comentários »

4 comentários

  1. Anonymous disse:

    Muito bom! Tinha essa dúvida a tempo, agora entendi porque gostamos tanto de cachorro xDD!

  2. Anonymous disse:

    Preciso saber porque minha sachshund cisma com uma pessoa que frequenta minha casa a pouco tempo. Sente medo e raiva ao mesmo tempo fica olhando p essa pessoa tempo integral e uiva qdo essa pessoa chega perto dela, entre outras coisas ex: se maltrata, faz cocô em lugares que nunca fez etc.

  3. derek disse:

    que raça é essa?

  4. Karla disse:

    Realmente, é assim q me sinto qdo brinco c meus bebês, são lindos e maravilhosos, agradecem c todo coração udo o q fazemos, até msm qdo brigamos, ou ficamos irritados p alguma trakinagem q fizeram, mas akeles olhares d kero carinho, me desculpa, e até d tristeza, nós fazem pensar p mtas vezes o qto amamos esses amores, eu pelo menos sou louca p cães, e a maioria das vezes eu os prefiro, do q certos seres humanos, puxa! a gente devia aprender c eles, como eles são carinhosos, amãveis, afáveis, verdaeiros bebês d formas diferente.

Faça um comentário